Descrição de chapéu Opinião

Luís Marcelo Castro: O inferno do Diabo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Lembro-me, na infância, nos anos 80, de acordar e correr pegar o jornal antes e depois dos jogos do XV de Piracicaba para ver os desenhos das “rusgas” do Nhô Quim com as mascotes dos rivais nos traços do cartunista Edson Rontani. Era especial quando o caipira armava suas armadilhas para o capeta que representava o América e vice-versa.

De lá para cá, porém, o clube de São José do Rio Preto despencou. Do time que tinha Neneca, Renato Carioca, Negão e Edson Pezinho e só ficou atrás dos grandes no Paulistão de 1994 ou do esquadrão do técnico Cilinho, com Sérgio, Zambiasi e Fumagalli, que faturou a Série A-2 de 1999 com um pé nas costas, só restaram as boas lembranças.

Jogador do América disputa a bola com Edmundo na goleada do do Mecão por 4 a 1 sobre o Palmeiras, em pleno Parque Antártica, pelo Paulista de 2006 - Almeida Rocha - 8.mar.06/Folhapress

Depois de três décadas seguidas na elite estadual e algumas idas e vindas na A-2, o Mecão caiu para a Terceirona em 2012 e há cinco anos disputa a quarta divisão, o último nível do futebol de São Paulo.

No último final de semana, uma derrota em casa para o Tupã, que faz ótima campanha sob o comando de Tupãzinho, deixou o América em situação complicada, fora da zona de classificação para a próxima fase —ainda restam  cinco jogos para reagir e seguir na briga pelo acesso.

Para piorar, o estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, que abrigou grandes clássicos e chegou a ser considerado um dos melhores do Brasil, vai a leilão novamente, como em 2016, para pagar dívidas trabalhistas do clube —que ultrapassam os R$ 10 milhões.

Embora essa dura realidade não seja uma exclusividade do Diabo, que divide o último degrau com outros clubes tradicionais como Paulista, XV de Jaú, Rio Branco, São José, Marília, União Barbarense etc., o pesadelo em que o Rubro se enfiou parece cada vez mais assustador e longe de terminar com um final feliz.

O seu grande rival, o centenário Rio Preto, chegou mais perto de fazer companhia ao América na última divisão estadual do que brigar pelo acesso à Série A-2.

É muito pouco para uma cidade da grandeza de São José do Rio Preto.

Notícias relacionadas