Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Eu aposto um “eu te gosto” contra dez “I love you”, bem melhor que “hot dog” é rabada com angu... Alô, povão, agora é fé! Dando sequência ao nosso glossário da bola e traduzindo expressões do “analfabetês” para o “futebolês”, continuaremos falando de estrangeirismos absolutamente desnecessários que infectaram o noticiário esportivo.
E, como não tem complexo de vira-latas assintomático, essa maldição cresce. Não sei se atingimos o “platô” do colonialismo, mas, seja como for, o professor Pasquale, “cb” (sangue bom) à Bezerra da Silva, meteu um “tamos juntos, Vitão” e teve a pachorra de usar o português para se comunicar!
Verbete 4) CLEAN SHEET
Definição afetada: “Expressão comum na ‘Premier League’ e na ‘Champions’ usada quando um time não sofre gol. Um bom ‘goalkeeper’ pode garantir dois dígitos de ‘clean sheets’ por temporada”.
Vitão: Clean sheet é o papel que usamos após fazer o “number two”. Quando a grana dá, compro folha dupla de patrão, acho que é trauma daquela lixa rosa da casa da saudosa e parmerense vó Cida.
Pasquale: “Que coisa horrorosa. Basta escrever ‘partida sem tomar gol’, muito melhor”.
5) WINGER
Definição afetada: “É o ‘externo desequilibrante’, jogador que atua pelo flanco no terço final”.
Vitão: É coisa do Júlio César, que, antes de ser zagueiro na Copa-1986 e goleiro nos Mundiais de 2010 e 2014, foi imperador e imortalizou “vi, venci e winger”.
Pasquale: “Como dizia o Jô Soares, ‘põe ponta, Telê’. Ponta”.
6) REMONTADA
Definição afetada: “Em um ‘playoff’ de ida e volta, remontada é quando a equipe avança após perder no primeiro ‘match’”.
Vitão: É quando a mina não aguenta esperar a pausa pós-orgasmo e, com a gente ainda meio encolhido, atira-se por cima e parte para a remontada.
Pasquale: “Reverter, na verdade, é voltar a posição original. E tem ainda o absurdo ‘jogar por dois resultados iguais’. Então, ‘tirar a diferença’ resolve”.
Olavo Bilac: “Última flor do lácio, inculta e bela, és, a um tempo, esplendor e sepultura”.
Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!