Santos perde do Vasco e fica fora do G-6 do Brasileiro
Time paulista foi até o Rio de Janeiro e pecou nas finalizações
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Santos visitou o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, perdeu por 1 a 0 e desperdiçou importantes pontos na luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2021.
O Peixe está na oitava posição, com 38 pontos, três a menos do que o Palmeiras, sexto colocado e último time a ocupar um lugar na faixa de classificação à fase preliminar da Libertadores. Além disso, o time da Baixada fica seis pontos atrás do quarto, o Inter, último clube no G-4, que garante vaga direta na fase de grupos da competição continental.
Já o Vasco é o 17º, com 28 pontos, e segue na luta para deixar a zona da degola.
Diante dos cariocas, o Santos ainda estreou o seu uniforme número 3. A camisa foi lançada em setembro, porém nunca tinha sido usada porque possuía apenas um escudo retrô do clube, usado entre os anos de 1942 e 1944. O estatuto do Santos proíbe que uma camisa santista não tenha o atual escudo. Com isso, foi necessário encaixá-lo na nova camisa para estreá-lo.
Em campo, o técnico Cuca optou por escalar um time misto e poupou duas de suas principais peças. Marinho, com desgaste muscular, e Soteldo, recuperado de Covid-19, ficaram inicialmente no banco.
Com isso, uma das principais apostas estava no lateral direito Madson, que para este confronto se tornou uma opção como ponta-direita. Na lateral, o treinador santista pôs Fernando Pileggi, que estava no time B.
A ideia era explorar a velocidade de Madson pela direita do ataque nos contragolpes, mas a atitude do Vasco na partida, mesmo atuando em casa, foi se defender e deixar a bola com o time paulista. Isso deixou os visitantes sem conseguir utilizar a principal característica do seu camisa 13.
Sem criatividade no meio, os santistas pouco ameaçaram o gol defendido por Fernando Miguel. Os cariocas, por sua vez, conseguiram um gol cedo, aos 8min, com Carlinhos, e depois ameaçaram duas vezes a meta adversária apostando na velocidade pelos lados.
Na segunda etapa, Cuca pôs Soteldo e Bruninho nos lugares de Fernando e Luiz Felipe. Madson voltou para a lateral direita e Alison virou zagueiro. Os santistas até melhoraram e criaram algumas boas oportunidades. O Peixe, contudo, parou na falta de pontaria ou no goleiro Fernando Miguel.
Com o tempo, os cariocas voltaram a se postar bem atrás e pouco sofreram. Aos 30min, Cuca botou Marinho, mas o atacante não estava em seus melhores dias. Ele quase entregou um gol para o Vasco ao tentar sair jogando. John, porém, defendeu o chute dado por Tiago Reis.
Na base da pressão, o time paulista terminou o jogo com John na área rival tentando um gol de cabeça, que não veio.