Descrição de chapéu baú olímpico

Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada

Evento foi o primeiro com desfile das delegações, em estádio construído para os Jogos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Se as primeiras edições olímpicas da era moderna (Atenas-1896, Paris-1900 e Saint Louis-1904) foram marcadas pelo improviso e falta de organização, com muitos competidores simplesmente não sabendo que estavam disputando uma Olimpíada, nos Jogos de Londres, em 1908, isso não ocorreu. Foi a partir de então que as competições passaram a ser mais bem planejadas e até um estádio olímpico foi construído para o evento, onde foi realizado pela primeira vez o desfile das delegações.

Competidores disputam a prova dos 100 m rasos nos Jogos de Londres-1908, no primeiro estádio construído especialmente para a Olimpíada, a quarta edição da era moderna - Reprodução/Olympics.com

O interessante é que a quarta edição dos Jogos deveria ter sido realizada em Roma, na Itália, mas o COI (Comitê Olímpico Internacional) percebeu que o país não ficaria pronto a tempo e transferiu o evento para Londres.

A primeira olímpica na capital inglesa teve a participação de 2.008 atletas —sendo apenas 37 mulheres—, de 22 países na disputa de 110 competições.

Embora a cerimônia de abertura tenha ocorrido no estádio Olímpico no dia 13 de julho, com a presença do rei Eduardo 7º, os Jogos já haviam iniciado em 27 de abril com os esportes de raquete, e chegaram ao fim em 31 de outubro, com a final do hóquei sobre a grama.

Ao contrário das anteriores, a Olimpíada já era mais conhecida em Londres, o que fez com que muitos atletas procurassem a organização para participar.

No final, quem levou a melhor foi a delegação da Grã-Bretanha, que conquistou 146 medalhas, sendo 56 de ouro, 51 de prata e 39 de bronze. Em segundo ficou os EUA, com 47 medalhas (23 ouros, 12 pratas e 12 bronzes).

Os grandes destaques foram o nadador britânico Henry Taylor e o velocista americano Melvin Sheppard, ambos ganhadores da medalha de ouro nas três provas que disputaram na Olimpíada.

Maratona é fixada em 42,195 km

O evento mais esperado dos Jogos de Londres-1908 foi a maratona. Para a disputa na capital inglesa, o Comitê Organizador e o COI fixaram a distância em 42 km e 195 m, sendo os últimos metros adicionados para justificar a distância do Castelo de Windsor até a linha de chegada no estádio Olímpico, que se tornou oficial a partir dos Jogos de Paris-1924.

Italiano vence e é desclassificado, mas ganha troféu da rainha

O italiano Dorando Pietri entrou zonzo no estádio olímpico e, cambaleante, seguiu na direção errada —dizem que havia bebido champanhe no percurso, dado por torcedores ao lado da pista. Após alguns metros, caiu e foi ajudado pelos oficiais até a linha de chegada. Mas foi desclassificado e o ouro ficou com o americano Johnny Hayes. No fim, Pietri ganhou um prêmio de consolação ao ser presenteado pela rainha Alexandra com uma taça.

VEJA TAMBÉM:

Baú Olímpico: Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Baú Olímpico: Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
Baú Olímpico: EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Baú Olímpico: Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912

Notícias relacionadas