Descrição de chapéu baú olímpico

Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912

Criador da ideia, o Barão de Coubertin levou o primeiro ouro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar de a inspiração da Olimpíada ser esportiva, a partir dos Jogos de Estocolmo, em 1912, outro tipo de competição passou a fazer parte do programa oficial: a arte.

A ideia foi do pai dos Jogos da era moderna, o Barão de Coubertin, que convenceu os demais membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) a incorporar no movimento olímpico competições de pintura, escultura, arquitetura, literatura e música. Todas as peças, porém, teriam de ser inspiradas no esporte, e os competidores também ganhariam as medalhas de ouro, prata e bronze.

Atletas disputam a prova de Cabo de Guerra na Olimpíada de Estocolmo, uma das mais tradicionais nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos da era Moderna
Atletas disputam a prova de Cabo de Guerra na Olimpíada de Estocolmo, uma das mais tradicionais nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos da era Moderna - Reprodução/ International Olympic Committee

Talvez não por coincidência, o primeiro medalhista de ouro foi justamente o criador da ideia, o Barão de Coubertin, pela obra de literatura "Ode ao esporte".

Essa competição fez parte dos Jogos até a edição de 1948, em Londres, quando os artistas foram declarados profissionais, que violavam os ideais amadores da Olimpíada.

Os Jogos da capital sueca foram disputados por 2.407 atletas (sendo 48 mulheres) de 28 nações. Os EUA lideraram o quadro de medalhas, com 26 ouros, 19 pratas e 19 bronzes, totalizando 64. Logo atrás ficaram os anfitriões suecos com 24 de ouro, 24 de prata e 17 de bronze (65).

Entre os atletas, o destaque foi Jim Thorpe, um americano de origem indígena que conquistou ouro no pentatlo e no decatlo, com larga vantagem sobre os rivais. Tanto que o rei sueco Gustavo 5º o declarou "o melhor atleta do mundo" quando subiu ao pódio.

Thorpe, porém, era bom em muitos esportes nos EUA e em 1909 havia aceitado ajuda financeira para defender um time de beisebol. Desta forma, após a Olimpíada, foi considerado profissional e teve suas medalhas retiradas. Foi apenas em 1983, 30 anos após sua morte, que o COI decidiu voltar atrás e devolveu as medalhas a sua filha.

Pela última vez, medalhas de ouro eram realmente de ouro maciço

Até a Olimpíada de Estocolmo-1912, as medalhas de ouro entregues aos vencedores eram de ouro maciço. A partir de Antuérpia-1920, as medalhas passaram a ser confeccionadas com 93% de prata e 6% de cobre, com apenas 6 gramas de ouro. Na primeira edição olímpica, em Atenas-1896, os campeões recebiam uma medalha de prata, não ouro.

Jogos receberam pela primeira vez atletas dos cinco continentes

A Olimpíada de Estocolmo foi a primeira na história em que havia representantes dos cinco continentes. O evento também foi o primeiro com a participação do Japão, sede da edição 2020. Além disso, foram incluídos na competição o cronômetro automático e as provas de pentatlo moderno, natação feminina e salto ornamental feminino.

O barão Pierre de Coubertin levou o ouro em 1912 por uma obra de literatura
O barão Pierre de Coubertin levou o ouro em 1912 por uma obra de literatura - Reprodução

VEJA TAMBÉM:

Baú Olímpico: Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Baú Olímpico: Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
Baú Olímpico: EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Baú Olímpico: Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.