Descrição de chapéu baú olímpico

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após 1.500 anos do fim dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, o aristocrata e historiador francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, iniciou uma campanha para a volta das Olimpíadas, como eram na Grécia Antiga. Assim, em 23 de junho de 1894, ele realizou um congresso internacional na Universidade de Sorbonne, em Paris (FRA), com a participação de 79 representantes de 13 países, e conseguiu reacender a chama olímpica.

Atriz grega Ino Menegaki, vestida como uma alta sacerdotisa, acende a tocha olímpica dos Jogos de Londres-12 no templo de Hera, na cidade de Olimpia (GRE), ato que é tradição na abertura dos Jogos
Atriz grega Ino Menegaki, vestida como uma alta sacerdotisa, acende a tocha olímpica dos Jogos de Londres-12 no templo de Hera, na cidade de Olimpia (GRE), ato que é tradição na abertura dos Jogos - Aris Messinis - 9.mai.12/AFP

Foi criado então o COI (Comitê Olímpico Internacional), presidido por Coubertin, que escolheu Atenas, a capital grega, para sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Ao todo, 241 atletas (todos homens) de 14 países competiram em 43 eventos distribuídos nas provas de atletismo, natação, ginástica, ciclismo, luta, levantamento de peso, esgrima, tiro e tênis.

A abertura foi marcada pelo acendimento da chama olímpica na cidade de Olímpia, o que virou tradição. Embora os Jogos tenham sido um sucesso, a primeira edição foi marcada pelo amadorismo, uma vez que muitos eram atletas de fim de semana e outros, turistas que acompanhavam o evento e foram aceitos nas disputas. Um desses foi o irlandês John Boland. Um amigo o inscreveu no tênis e ele acabou conquistando a medalha de ouro.

Mas os que entraram para a história foram o americano James Brendan Bennet Connolly e o grego Spiridion Louis. Connolly foi o primeiro medalhista da Olimpíada moderna, no salto triplo. E Louis se tornou o primeiro campeão da maratona. A largada ocorreu na cidade de Maratona (local da batalha onde os gregos derrotaram os persas, em 490 a.C., que originou a lenda que o soldado Fidípides correu a distância entre Maratona e Atenas para levar a mensagem da vitória e caiu morto de exaustão).

Estádio Panatenaico foi reformado

Nos Jogos de Atenas-1896, as provas de atletismo foram disputadas no estádio Panatenaico, construído em 330 a.C. e reformado especialmente para receber o evento. Os Estados Unidos dominaram e ganharam 9 das 12 provas do atletismo, e liderou o quadro geral de medalhas com 11 ouros, 7 pratas e 2 bronzes.

Atletas de países diferentes formaram pares

Como os países não enviaram delegações exclusivas para os Jogos de 1896 e havia poucos participantes, foi necessário que se fizessem parcerias de atletas de nacionalidades diferentes para que as competições se realizassem. Isso ocorreu nas duplas do tênis, no remo, na vela e no polo, e as medalhas foram distribuídas igualmente entre eles.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.