Descrição de chapéu baú olímpico

Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais

Conflitos bélicos impossibilitam a sequência olímpica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando o Barão de Coubertin conseguiu apoio para realizar os Jogos Olímpicos da era Moderna, em 1894, seu objetivo era manter os quatro anos entre os eventos, período conhecido como Olimpíadas. No entanto, em apenas duas ocasiões essa periodicidade não se cumpriu e os Jogos tiveram de ser cancelados: durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Berlim-1936 - Então chanceler alemão, Adolf Hitler (3º da direita) chega ao estádio de Berlim para a cerimônia de abertura dos Jogos de 1936, na capital alemã. No auge da perseguição aos judeus pelo Regime Nazista, a Olimpíada chegou a ser ameaçada de um boicote internacional, mas acabou sendo realizada. Quatro anos depois, porém, não houve competição
Berlim-1936 - Então chanceler alemão, Adolf Hitler (3º da direita) chega ao estádio de Berlim para a cerimônia de abertura dos Jogos de 1936, na capital alemã. No auge da perseguição aos judeus pelo Regime Nazista, a Olimpíada chegou a ser ameaçada de um boicote internacional, mas acabou sendo realizada. Quatro anos depois, porém, não houve competição - 1º.ago.1936/AFP

A sexta edição olímpica estava programada para ser realizada em Berlim, a capitão alemã, em 1916. Com o estouro da Primeira Guerra em 1914, entre Alemanha e a Tríplice Entente (Grã-Bretanha, França e Rússia), porém, o COI (Comitê Olímpico Internacional) se viu obrigado a cancelá-la. No entanto, manteve a contagem dos Jogos, voltando em 1920, em Antuérpia (BEL), com a sétima edição.

O mesmo aconteceu nos anos de 1940 e 1944. Por isso que a Olimpíada de Tóquio-2020 é a 32ª edição, embora seja apenas a 29ª a ser realmente disputada.

Em 1940, os Jogos seriam realizados justamente em Tóquio, na primeira vez do evento na Ásia. No entanto, em 1937 o Japão do imperador Meiji, que estava com uma política de expansão territorial, desistiu de receber a competição depois de anunciar uma guerra com a China.

O COI, então, transferiu o evento para Helsinque, na Finlândia. Em 1939, porém, a Alemanha invadiu a Polônia e deu início à Segunda Guerra Mundial, cancelando mais uma vez a Olimpíada. Como as disputas bélicas se prolongaram até 1945, os Jogos de 1944, previamente marcados para Londres, também tiveram de ser cancelados.

De volta em 1948, Londres foi novamente o palco das disputas esportivas. E tanto em Antuérpia-1920 quanto em Londres, a Alemanha foi proibida de participar —o Japão, em 1948—, como punição por provocar as guerras.

Olimpíada de Berlim-1936 por pouco não é realizada

A última edição olímpica antes da Segunda Guerra Mundial foi em Berlim, em 1936, em pleno regime nazista de Adolf Hitler. Naquela época, estava no auge a perseguição dos alemães aos judeus —o extermínio em massa foi iniciado no fim de 1941, durante a guerra. A pressão internacional era cada vez maior. No entanto, os Jogos só foram realizados porque os EUA aceitaram participar, influenciando os demais países. No fim, os Jogos foram considerados um sucesso e Hitler aproveitou para fazer campanha do Nazismo.

Guerra Fria polariza competições esportivas

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, duas potências políticas e econômicas emergiram como as dominantes no cenário internacional: Estados Unidos, liderando o bloco capitalista, e a então União Soviética, o bloco socialista.

Essa polaridade passou a ser vista, inclusive, na disputa dos Jogos Olímpicos a partir de Helsinque-1952, quando os soviéticos começaram a participar. As duas nações fizeram investimentos para demonstrar a superioridade de sua linha ideológica sobre os rivais.

VEJA TAMBÉM:

Baú Olímpico: Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Baú Olímpico: Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
Baú Olímpico: EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Baú Olímpico: Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Baú Olímpico: Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912

Erramos: o texto foi alterado

Em 1936, ano da Olimpíada de Berlim, os judeus eram perseguidos pelos nazistas. O extermínio foi iniciado no fim de 1941, durante a guerra. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.