Descrição de chapéu Zona Oeste

Hospital das Clínicas mantém PS fechado em São Paulo

HC diz que vai recorrer da decisão judicial para atender demanda espontânea

Mariangela Castro

Um dia após a Justiça determinar que Hospital das Clínicas (zona oeste) abra seu pronto-socorro para atender a demanda espontânea da população, o PS continuava fechado. Nesta quinta-feira (4), que o local só atendia quem chegava em ambulâncias.

Hospital das Clínicas, na zona oeste de São Paulo, continuava com pronto-socorro fechado à demanda espontânea nesta quinta-feira (4) - Rivaldo Gomes/Folhapress

Segundo Edivaldo Utiyama, vice-diretor clínico do HC, o hospital, da Faculdade de Medicina da (USP) Universidade de São Paulo, ligado ao governo estadual, gestão João Doria (PSDB), vai recorrer assim que for notificado pela Justiça.

Ele disse que o hospital atua como unidade de emergência referenciada, ou seja, atende só casos graves, com risco de morte, levados por ambulâncias, resgates ou helicópteros.

"Nós tínhamos a experiência de atender toda a população até novembro do ano passado. No entanto, também atendemos casos extremamente graves e, quando os recursos eram divididos, estes pacientes eram prejudicados", afirma.

Segundo ele, desde que o PS do hospital parou de atender a demanda espontânea, a mortalidade caiu de 6% para 5%. "Vamos recorrer porque acreditamos que isso é uma atitude para salvar mais vidas", diz.

Na quarta-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo reformou decisão de 1ª instância e concedeu liminar ao Ministério Público, que pedia pelo não fechamento dos prontos-socorros do HC e do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera (zona leste)

O PS do Santa Marcelina estava aberto nesta quinta-feira (4). Cerca de 40 pessoas esperavam pela triagem no início da tarde. Segundo um dos funcionários, o tempo para atendimento seria de no mínimo duas horas.

Na quarta, o hospital, que é filantrópico, disse que foi notificado e que irá manter atendimento, segundo classificação de risco.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.