Caneladas do Vitão: Friedenreich, Leônidas, Reinaldo, Careca, Romário, Ronaldo e... Gabriel Jesus!
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Eu quero ver gol, eu quero ver gol... Alô, povão, agora é fé! O país de Friedenreich, Leônidas, Ademir Menezes, Amarildo, Careca, Reinaldo, Romário e Ronaldo não tem um “9” fora de série há 20 anos.
Adriano, Luis Fabiano e Fred, abaixo dos nomes citados, foram, nos respectivos auges, muito melhores do que os bons Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison, Matheus Cunha, Pedro... Gabigol, o melhor centroavante do país há três temporadas, não conseguiu jogar na Internazionale, no Benfica...
Não é só o “9” que sumiu do futebol brasileiro. O último “10” que gerou alguma expectativa, não correspondida, foi Ganso, em 2010... Ganso, que, registre-se, nos melhores momentos, não engraxava a chuteira de Rivellino, Ademir da Guia, Didi, Jair Rosa Pinto e grande elenco!
Neymar, que usa a camisa 10, é o melhor jogador brasileiro, mas não é 9 nem 10. Oscila entre 8,5 e 11. Se o Brasil sair da fila no Qatar-2022, será sem um centroavantente à altura do norueguês Haaland, do polonês Lewandowski, do belga Lukaku, do inglês Kane, do francês Benzema e do português Cristiano Ronaldo... E, com todo o respeito a Paquetá e Everton Ribeiro, se tem um meia no mundo que honra a escola dos grandes armadores brasileiros é o belga De Bruyne. E, quem parece ter potencial para evoluir e chegar perto, é o inglês Mason Mount.
Tite, que não tem culpa de o Brasil não formar mais 10 nem 9 como antigamente, poderia minimizar o problema melhorando a saída de bola com Gérson, que é 818 vezes melhor que Fred, como segundo homem de meio-campo...
Gabriel García Marquez: “A vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.
Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!
Palpites do Vitão
Atuando em casa, o Corinthians (18/45) tem a chance de melhorar o (péssimo) desempenho em Itaquera e se manter afastado do Z-4. Palpites do Campeonato Brasileiro de VARtebol: Corinthians 1 x 0 Ceará, Fortaleza 2 x 1 Santos, Flamengo 2 x 0 Sport, Cuiabá 1 x 1 Athletico-PR, Bahia 1 x 0 Atlético-GO e Inter 2 x 0 Fluminense.