Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Posse de bola é um detalhe que não vale absolutamente nada!

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nego véio que foi que te deu? Me deu vontade de mascar chiclete, oi, de oito tira um, fica sete... Alô, povão, agora é fé! É fato que, no futebol, os números mentem e (quase sempre) não significam nada. No entanto, como, paradoxalmente, quem trata o multifatorial e subjetivo esporte como teorema de Pitágoras adora relacionar posse de bola com sucesso, escancaremos com a arma deles, a numeralha, quão falso é esse papinho.

Dos oito jogos da 29ª rodada realizados no fim de semana, só em um o dono da posse de bola venceu o jogo! Eis os placares:

Ceará 28% (1) x (0) Flu 72%, Grêmio 59% (1) x (3) Palmeiras 41%, Furacão 67% (0) x (1) Santos 33%, Fla 37% (1) x (0) Atlético-MG 63%, América 46% (2) x (1) Fortaleza 54% e Sport 41% (2) x (0) Atlético-GO 59%. E o 0 a 0 foi pior para o Juventude (60%) que para o Bahia (40%). A exceção foi quase um empate técnico: São Paulo 53% (1) x (0) Inter 47%.

Abraçado com Dudu, Raphael Veiga (à dir.) comemora um dos seus dois na vitória do Palmeiras, por 3 a 1, sobre o Grêmio, em Porto Alegre; com 41% de pose de bola contra 59% do Tricolor gaúcho, Alviverde mostra mais eficiência no ataque - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Abordamos posse, mas se quisermos mostrar a relação dos campeões brasileiros com a manutenção de técnicos, outra cascata repetida pelos fronhas que disfarçam a incapacidade de entender o jogo vomitando números aleatórios, é goleada em favor de quem trocou o comando.

Resumindo: se o seu time tem Xavi, Iniesta, Messi e Guardiola, é melhor manter o técnico e controlar a posse. Caso contrário, parabéns ao Santos por trocar Diniz por Carille, dar a bola ao Athletico-PR e vencer por 1 a 0!

Ah, na Copa do Brasil, o Furacão enfiou 3 a 0 no Flamengo "perdendo" de 23% a 77% na supimpa posse de bola!

Neste feriado de dor, saudade, esperança e reflexão, registro os meus sentimentos a quem perdeu um familiar, um amigo, um amor para a Covid, tratada por "gripezinha" pelo desgoverno genocida presidido pelo lunático que mostra cloroquina para ema e associa criminosamente vacina a Aids. Viva a memória!

Dante Alighieri: "No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Brasileirão de VARtebol

O Athletico-PR não vai ser rebaixado, e o Flamengo não vai ser (tri)campeão brasileiro. No entanto, o Rubro-Negro que vencer dá uma tranquilizada no ambiente antes das respectivas decisões: Furacão está nas finais de Sul-Americana e Copa do Brasil; Fla, da Libertadores. Palpite: Athletico-PR 0 x 0 Flamengo.

Liga dos Campeões

Já sem chances no Campeonato Espanhol, o Barcelona (do reserva em péssima fase Philippe Coutinho) corre o risco de dizer adeus à Liga dos Campeões já na fase de grupos, mas a tendência é de vencer, contar com derrota do Benfica e se manter vivo. Palpites: Dínamo Kiev 0 x 1 Barcelona e Bayern 3 x 0 Benfica.

Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Notícias relacionadas