Autônomo espera por aposentadoria do INSS
Idoso pediu benefício em 19 de dezembro de 2018 e ainda não teve resposta
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Ao completar 65 anos de idade, o autônomo Angelino Nunes Sardinha decidiu se aposentar. Para ele, o direito alcançado devido à sua idade e aos mais de 30 anos de contribuição à Previdência representam a oportunidade de largar o trabalho pesado no ramo de transportes de produtos gráficos. “A idade chega e o corpo sente”, comenta o segurado.
Seis meses após ter apresentado o pedido de aposentadoria ao INSS, porém, Sardinha continua carregando e dirigindo o veículo de entregas. Ele nem sequer recebeu resposta sobre a sua solicitação ao órgão previdenciário.
O requerimento de aposentadoria é de 19 dezembro de 2018 e o prazo oficial para resposta é de 45 dias. “Isso é um absurdo”, reclama. “Já passou do prazo que eles pediram e, toda vez que eu pergunto, eles dizem que está em análise.”
O benefício solicitado pelo segurado é uma aposentadoria por idade. Os requisitos para recebê-lo são: ter cumprido a carência de 15 anos de contribuições efetivas ao INSS e possuir as idades mínimas de 60 anos, no caso das mulheres, ou 65 anos, no caso dos homens.
O valor dessa aposentadoria é de 70% da média salarial, mais 1% a cada ano de contribuição.
O segurado que se aposenta tendo cumprido apenas a carência recebe 85% da sua média salarial. Quem tem 30 anos ganhara a aposentadoria integral, sem descontos.
Previdência pede documentos
O INSS em São Paulo informou que emitiu carta de exigências na última quarta-feira (22), solicitando a apresentação de documentos para concluir a análise do pedido de aposentadoria.
O segurado deve agendar atendimento pelo telefone 135 ou pela internet, no endereço gov.br/meu
inss.
O prazo vai até 24 de junho deste ano para fazer esse agendamento. Caso o interessado tenha a senha do site, ele terá acesso ao pedido de exigências do INSS.