Descrição de chapéu INSS Previdência

Aposentadoria por idade paga mais antes da reforma no INSS

Mudanças no cálculo da renda e na carência tornarão mais difícil conseguir o benefício integral

São Paulo

A reforma da Previdência vai aumentar em dez anos o tempo de contribuição necessário para que o trabalhador receba uma aposentadoria por idade com o valor integral, ou seja, com 100% da sua média salarial.

A carência para conseguir esse benefício também deverá subir, passando dos atuais 15 anos de recolhimentos para 20 anos após a mudança nas regras, caso a reforma venha a ser aprovada sem sofrer modificações pelo Congresso. 

Idoso participa de manifestação por mudanças no texto da reforma da Previdência, no centro de Sao Paulo
Idoso participa de manifestação por mudanças no texto da reforma da Previdência, no centro de Sao Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Para quem está de olho em conseguir a maior aposentadoria por idade possível antes da alteração nas regras, é importante ter o cuidado de completar o maior número possível de grupos de 12 contribuições.

É que pela norma válida hoje, no cálculo dessa aposentadoria, a renda do beneficiário é igual a 70% do valor médio dos 80% maiores salários sobre os quais foram feitos os recolhimentos desde julho de 1994 e mais 1% sobre essa média salarial para cada ano de recolhimentos ao INSS.

Quem cumpre a carência de 15 anos, portanto, parte com uma renda de 85% da média salarial. Com 30 anos de pagamentos ao INSS, a aposentadoria é integral.

Mas esse acréscimo só ocorre quando o ano de contribuição está completo.

Esse detalhe pode resultar em aumento considerável no valor da renda mensal para pessoas com médias salariais maiores do que o salário mínimo.

A reforma também vai aumentar a idade mínima de aposentadoria para as mulheres, que passará de 60 para 62 anos. Para os homens, será mantida a exigência de 65 anos.

Para quem já é aposentado, a revisão da renda pode ser feita com base nas regras atuais, desde que a concessão tenha ocorrido em até dez anos. 

A revisão vale a pena se o segurado consegue comprovar períodos fechados de 12 contribuições que foram deixados de fora do cálculo inicial da renda.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.