Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Vivo faz cobrança indevida, diz cliente

Doméstica afirma que contratou serviços por R$ 154, mas cobram a mais; veja outras queixas

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São Paulo

A doméstica Marisa Aparecida Santiago Dieguez, 57 anos, da Freguesia do Ó (zona norte), relata que contratou os serviços de telefone fixo e de internet da Vivo, no valor de R$ 154.

O problema, segundo a leitora, é que, após pagar a primeira fatura, todas as outras vieram com os valores  diferentes do contratado.

 “Já paguei boletos de R$ 180, R$ 230 e achei muito estranho pagar mais caro por algo que não solicitei”, afirma Marisa.

A leitora conta que ligou para a central de atendimento da empresa na tentativa de cancelar o contrato, mas não conseguiu. 

Ela afirma que o funcionário alegou que a cliente não poderia desistir da assinatura com menos de um ano de vínculo. E, se quisesse cancelar o contrato, teria que pagar uma multa. 

“Estou indignada, pois é a Vivo que descumpre o contrato, me cobra a mais e eu que sou punida?”, questiona a doméstica.

Marisa reuniu todos os protocolos de atendimento, registros de reclamações e já acionou o Procon.
A doméstica conta que deseja, apenas, o estorno do valor extra que foi pago nas faturas. 

Operadora dá explicação à consumidora

A Vivo informa que entrou em contato com a cliente para prestar esclarecimentos. A empresa diz ainda que está à disposição de seus consumidores por meio da central telefônica 10315 (fixa) e *8486 (móvel), das lojas físicas e do SMS.

Outras reclamações  ​

Latam 

José Roberto Arruda, da Vila Mariana (zona sul), conta que adquiriu passagens de avião pelo programa de pontos da Latam, mas que o nome de sua esposa foi escrito de forma errada no bilhete de embarque, o que poderia gerar algum transtorno na hora da viagem. Arruda afirma que entrou em contato com a empresa, que ficou de atualizar o nome, mas não fez. “Minha viagem é semana que vem e estou com medo de não embarcar”, diz ele. 


Resposta 

A Latam informa que entrou em contato com o cliente por email para prestar os esclarecimentos necessários a respeito de remarcação. A empresa diz estar à disposição por meio dos telefone 0800-123200 (24 horas) ou fax 0800-123900.


IPTU 

Vanildo de Oliveira, 59 anos, do Jardim Ester (zona leste), afirma que precisa fazer o inventário de sua casa, mas como a residência é resultado de processo de usucapião necessita de orientação da Secretaria Municipal da Fazenda de como proceder. “Não consigo fazer o agendamento do atendimento.” 


Resposta  

A Secretaria Municipal da Fazenda informa, por meio de sua assessoria, que, semanalmente, são abertas novas vagas. Se o munícipe não conseguiu numa primeira tentativa, a orientação é que tente novamente alguns dias depois. A secretaria afirma que ele irá conseguir seu agendamento, mesmo que seja marcado para alguma data mais à frente.

Itaú 

O aposentado José Antônio Silveira, 61 anos, de Marília (435 km de SP), relata que realizou um empréstimo consignado no banco Itaú no valor de R$ 1.971,14, mas depois descobriu que no contrato o valor foi alterado para R$ 2.824,47. “Na minha conta-corrente apenas recebi o primeiro valor, quero então que mandem o que falta, já que mudaram o contrato”, queixa-se Silveira. 


Resposta

O Itaú informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que a questão foi esclarecida e que informou ao consumidor José Antônio Silveira que os valores liberados estão de acordo com o contrato assinado por ele.

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