Doria pede isenção de conta de luz para população de baixa renda de SP até julho
Medida depende de autorização da Aneel, agência reguladora
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (24), pedido feito à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que a população de baixa renda do estado seja isenta de pagamento da conta de luz.
A medida, segundo Doria, é para que não ocorram cortes de energia neste segmento da sociedade durante o período da pandemia de coronavírus.
Após reunião realizada entre o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, com representantes das concessionárias de energia elétrica, foi formalizado pedido para que a suspensão da cobrança ocorra até 30 de julho.
A decisão aguarda deliberação da Aneel, que irá se posicionar sobre o tema ainda na tarde desta segunda-feira, segundo a própria agência.
Isenção do gás
A Comgás anunciou que deixará de cortar o gás de residências e pequenos comércios que não conseguirem pagar em dia contas com vencimento a partir da última segunda-feira (23).
A suspensão dos cortes no abastamento vale até 31 de maio de 2020 e está limitada a clientes que consumiram, em média, até 500 metros cúbicos por mês no primeiro bimestre deste ano.
A medida também inclui hospitais e equipamentos de saúde e passou a valer na segunda-feira para dois milhões de clientes da área de cobertura da Comgás (região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, região administrativa de Campinas e Vale do Paraíba).
A empresa ainda não informou como será a cobrança das contas a partir de maio. A Comgás também não comunicou se poderá estender a medida a clientes que ficaram inadimplentes antes do dia 23 de março.