Descrição de chapéu Coronavírus

SP antecipa férias da Educação e estuda creche para filho de servidor em serviço

Prefeito Bruno Covas avalia que unidades fiquem abertas para crianças de profissionais da saúde e segurança

São Paulo

Os servidores das Secretarias Municipal e Estadual da Educação de São Paulo terão férias antecipadas a partir da próxima segunda-feira (23), informaram nesta quinta (19) o prefeito Bruno Covas (PSDB) e o governador João Doria (PSDB).

O anúncio foi feito durante coletiva sobre atualização dos números do coronavírus no estado.

O governo estadual diz que as férias serão antecipadas para 150 mil professores e auxiliares da rede de ensino, além dos 15 mil profissionais do Centro Paula Souza.

Além das duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, diz a Secretaria da Educação, terão início na próxima segunda (23) as duas semanas de recesso que aconteceriam em abril e outubro, definidas no novo calendário.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento diz que efetuará o pagamento das férias aos professores da rede estadual entre abril e maio.

Creches para filhos

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta (19) que vai oferecer atendimento emergencial em creches para crianças de até três anos matriculadas na rede municipal de ensino cujos pais ou responsáveis atuem nas áreas da saúde, segurança, assistência social e serviço funerário e que não tenham condições de manter os filhos em casa.

A medida tem o objetivo de evitar a exposição das crianças ao vírus.

Durante a coletiva desta quinta, o prefeito Bruno Covas anunciou que o atendimento poderá ser voltado para filhos de servidores da rede estadual também.

"A partir de semana que vem, o secretário municipal de Educação está consultando esses profissionais e devemos deixar abertas algumas creches municipais para os filhos dos servidores das áreas da segurança e da saúde, tanto do município quanto do estado."

O atendimento será realizado em Unidades Polo, ou seja, a criança não será atendida no centro educacional que frequenta.

Após a inscrição, diz a Prefeitura, serão analisadas as possibilidades de atendimento de acordo com os endereços indicados e a coordenação da Secretaria Municipal de Educação entrará em contato por telefone ou email.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível no link: http://bit.ly/2Up7kHN

Coletiva João Doria Coronavírus 19 de março
Prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) e governador João Doria (PSDB) durante coletiva sobre coronavírus em 19 de março - Divulgação/Governo de SP

Trabalho remoto

Sobre a reclamação das áreas da segurança e da saúde, que pedem o afastamento de servidores acima de 60 anos ou em grupos de risco, Doria afirmou que todos estes profissionais, além dos profissionais da Sabesp, Cetesb e sistema penitenciário, em qualquer idade, deverão continuar trabalhando.

"Evidentemente com as devidas cautelas e com o zelo à sua própria saúde e à saúde de terceiros. Casos especiais serão analisados pelas respectivas chefias. Para aqueles que estão em áreas essenciais, a recomendação é que continuem trabalhando", afirmou.

O prefeito Bruno Covas diz que a medida vale também para os servidores municipais, das mesmas áreas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.