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INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho

Agências estão fechadas para evitar o contágio da Covid-19

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São Paulo

O INSS anunciou nesta sexta (19) a prorrogação do atendimento remoto aos segurados. As agências, que reabririam na próxima segunda-feira (22), ficarão fechadas até 10 de julho. A portaria, que será publicada no "Diário Oficial da União" da próxima segunda-feira (22), prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho.

Serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Sem agendamento, não haverá atendimento.

As agências do INSS estão com as portas fechadas, oficialmente, desde 23 de março devido à quarentena implantada para conter a pandemia do novo coronavírus. Em São Paulo, as unidades estão fechadas desde 19 de março.

Enquanto o atendimento presencial não é retomado, segurados devem solicitar os serviços pelo Meu INSS (site e aplicativo) e telefone 135. As datas de requerimento de quem pedir um benefício, como aposentadoria, estão preservadas, permitindo que os segurados recebam todos os valores atrasados.

AGÊNCIAS FECHADAS | COMO SER ATENDIDO PELA INTERNET

  • O portal Meu INSS está disponível no site meu.inss.gov.br ou por aplicativo para Android e IOS
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Com esse Login Único o usuário terá acesso não só ao Meu INSS como a todos os serviços públicos digitais do Governo Federal

Serviços disponíveis no Meu INSS
O INSS tem praticamente todos os serviços disponíveis no Meu INSS. Veja alguns deles:

  • Pedido e acompanhamento do pedido de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao Cnis (extrato previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato para Imposto de Renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão de benefício – artigo 29
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de revisão do benefício
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido
  • Bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo
  • Acesso à certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso, emissão e/ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais

Documentos

  • Os documentos necessários para o requerimento dependem de cada serviço ou benefício
  • No geral, o segurado precisa dos documentos pessoais e carteira de trabalho
  • Além deles, cada benefício pode ter um documento específico, como certidão de nascimento da criança, no caso de salário maternidade, e atestado de óbito, na pensão por morte

Como incluir os documentos

  • Antes de acessar o sistema para protocolar os requerimentos, organize e digitalize toda a documentação, pois o sistema expira ao ficar inativo por algum tempo
  • A documentação deve estar no formato de arquivo PDF. Se o documento não for o original, a cópia precisa estar autenticada.
  • Digitalize os documentos seguindo a ordem informada pelo INSS para o benefício que será solicitado
  • Sempre que possível, o segurado deve digitalizar os documentos em um arquivo único, para que o atendente não tenha que baixar cada um deles, facilitando a análise. O anexo não pode ultrapassar o tamanho de 30 MB


Para acompanhar o pedido, o segurado pode clicar em “Agendamento/Solicitações”
Esse é o primeiro item da seção de serviços sem senha, em destaque na tela que aparece para o usuário que entra no site

Fonte: Secretaria da Previdência Social, do Ministério da Economia

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