O segurado do INSS tem até dez anos para solicitar a revisão do benefício, a contar da data do primeiro pagamento. Hoje, já é possível fazer o pedido de correção pela internet, no portal Meu INSS, sem sair de casa. O Agora mostra dez passos para aumentar a renda.
Com cada vez menos servidores e sem expectativa de novo concurso, o instituto tem investido na tecnologia para atender os segurados. No site do orgão (meu. inss.gov.br), o trabalhador já consegue, entre outros serviços, acompanhar suas contribuições à Previdência e solicitar revisões sem precisar ir a uma agência.
Para acessá-lo, é preciso fazer o cadastro e criar uma senha. Em caso de dúvida, o segurado pode ligar para o instituto, no telefone 135.
Com a senha em mãos, basta solicitar a correção do benefício. No próprio site, dá para selecionar a opção que melhor se enquadra à revisão que deseja. Antes, porém, é preciso saber qual foi o erro que está diminuindo a renda e ter os documentos que comprovem o direito a valores maiores.
Quando o segurado protocola um pedido de revisão, ele admite estar ciente de que todo o benefício será revisto, podendo sofrer com a diminuição ou, até mesmo, a perda da renda.
Os documentos que comprovem o direito devem ser anexados no Meu INSS. No próprio site, é possível checar quais serão necessários. O segurado pode, ainda, enviar uma carta, explicando o motivo de sua solicitação.
A documentação deve estar no formato de arquivo PDF e digitalizada para ser enviada. Se o documento não for o original, a cópia precisa estar autenticada.
Sempre que possível, o segurado deve digitalizar os documentos em um arquivo único, para que o atendente não tenha que baixar cada um deles, facilitando a análise. O anexo não pode ultrapassar o tamanho de 30 MB.
Feita a solicitação, é preciso acompanhar o andamento no site, pois o INSS pode convocar o beneficiário para o cumprimento de exigências. Neste caso, há 30 dias para apresentar os documentos. O instituto também poderá marcar a ida a uma agência.
Como saber se há direito à renda maior
Para saber se tem direito à correção da aposentadoria, o segurado deve, antes de tudo, avaliar o PA (Processo Administrativo), que pode ser solicitado pelo Meu INSS ou no telefone 135.
O documento tem os detalhes da análise dos servidores do instituto ao liberar o benefício e vai ajudar o segurado na hora de justificar o aumento da renda.
O pedido de revisão dever ser bem fundamentado, com base na lei, apresentando o erro e documentos.
Dez passos do pedido | Pela internet
Os pedidos de revisão ao INSS são a distância. Veja como fazer a solicitação pela internet:
1 - Acesse o site meu.inss.gov.br
- O instituto recomenda usar o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, que são navegadores de internet
- No Internet Explorer, pode haver falhas
2 - Se já tiver cadastro, clique em “Entrar”, acima, à direita da tela
Para quem não tem código e senha
- Para fazer o cadastro no Meu INSS é preciso informar CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe
- O sistema pode pedir que o segurado responda a algumas questões
- É preciso respondê-las corretamente, senão, terá de esperar um prazo para tentar novamente o acesso
- Será gerado um código provisório
Para entrar no sistema
- Com a senha provisória, o segurado deve fazer o login
- Em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ter letras e números
3 - Depois, vá em “Login” e, em seguida, digite o seu CPF
4 - Vá em “Próxima”; o sistema irá pedir sua senha, informe-a
5 - Clique em “Entrar” e, depois, em “Autorizar”
6 - Na coluna à esquerda, vá em “Agendamentos/Requerimentos”
7 - Clique em “Novo Requerimento”; depois, em “Recurso e Revisão”
8 - Escolha a opção “Revisão (Atendimento a distância)”
9 - O INSS irá pedir para atualizar os dados
Clique em “Atualizar” e, se não houver nada a ser corrigido, vá em “Avançar” e “Continuar”
Atenção
Virá o seguinte aviso:
“Ao protocolar o pedido de revisão todo o benefício será revisto, podendo resultar em diminuição ou até mesmo perda do direito. Ao avançar, você está ciente e de acordo com essas condições”
Clique em “Avançar” novamente
10 - Explique o motivo da revisão
Nesta tela, há opções para o segurado explicar o que deseja e, abaixo, anexar os documentos necessários
Responda a perguntas; entre elas está “O valor do seu benefício está correto?”
Como enviar os documentos
- O segurado deve clicar sobre a opção de documento que quer enviar
- A papelada pode ser scaneada ou ser enviada por meio de foto tirada com o próprio celular
A foto deve estar legível
Para mandar a papelada, há algumas regras
O documento deve:
- Estar no formato PDF
- Ser colorido, com 24 bits e qualidade 150 DPI em um arquivo único
- Ter tamanho de cada até 5 MB para cada arquivo
- A soma dos tamanhos dos arquivos anexados não pode exceder 50 MB
Ida à agência
- O próprio site do INSS informará ao segurado que não é necessário ir até uma agência
- Aparecerá a seguinte mensagem “Para este serviço não é necessário o comparecimento em uma unidade do INSS, a não ser quando solicitado para comprovação”
Vantagens de usar o site
- O INSS não possui funcionários em número suficiente para atender aos segurados e não há perspectiva para um novo concurso público para preencher o quadro de servidores do órgão
- O site Meu INSS pode ser acessado por computador ou celular
- Nele, é possível agendar serviços e fazer pedidos de benefícios
- Também é possível acompanhar o histórico profissional e das contribuições previdenciárias
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e reportagem
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