Descrição de chapéu INSS

Como saber o tempo de contribuição do INSS?

São Paulo

 consulta ao tempo de contribuição registrado no sistema do INSS pode ser feita atualmente no site de serviços da Previdência, o Meu INSS.

Nessa página, o trabalhador tem a possibilidade de consultar o extrato de suas contribuições, o Cnis, no qual estão lançados todos os períodos de trabalho e a remuneração recebida em cada um deles, mês a mês.

Também no Meu INSS, é possível consultar o tempo consolidado, ou seja, o quanto, ao somar todos os meses de trabalho com carteira assinada ou recolhendo contribuições por meio do carnê, o segurado tem de contribuições, considerando meses e anos.

Essa consulta também permite que o segurado antecipe a possibilidade erros, caso alguma contribuição não apareça no sistema.

Núcleo de Imagem/Folhapress

O Meu INSS é acessado por meio do link gov.br/meuinss. Quem ainda não tem senha de acesso terá de fazer o cadastro, no qual responderá a algumas questões sobre seu histórico de trabalho.

Depois de acessar o site, as opções aparecem no menu à esquerda. Em “Simulação de Aposentadoria”, é possível escolher aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. O sistema mostrará a lista de empregos do segurado e, ao clicar em “simular”, ele apresentará o tempo total.

Essa simulação pode ser feita mesmo que o trabalhador não tenha as condições atuais exigidas para conseguir uma aposentadoria. O resultado da simulação indicará quanto tempo falta, segundo as regras atuais, e os detalhes de seu tempo de contribuição.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.