Descrição de chapéu Guia do INSS

O que é aposentadoria integral?

São Paulo

O benefício é considerado integral quando não há descontos na média salarial. Com isso, a aposentadoria ou a pensão é igual à média salarial.

Atualmente, o INSS calcula a média salarial com as 80% maiores remunerações recebidas pelo segurado desde julho de 1994. Os salários de períodos anteriores, recebidos em outras moedas, são considerados na contagem do tempo total de contribuição, mas não entram no cálculo da média. Essa regra vai mudar com a reforma da Previdência e o INSS passará a considerar todos os salários.

O trabalhador pode conseguir a aposentadoria integral quando atingir, na soma da idade com o tempo de contribuição, o índice 86 (mulheres) ou 96 (homens), além de ter cumprido o tempo mínimo de contribuição, de 30 e 35 anos, respectivamente.

Núcleo de Imagem

Na aposentadoria por idade, o benefício é integral quando o segurado tem 30 anos de contribuição. O cálculo dessa aposentadoria considera 70% da média salarial e acrescenta 1% a cada ano de contribuição. É preciso ter a idade mínima de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

Outra possibilidade de receber a aposentadoria integral é prevista para os segurados expostos a agentes insalubres e que tenham cumprido 15, 20 ou 25 anos de trabalho em área com risco à saúde.

Na regra atual, a aposentadoria por invalidez também corresponde a 100% da média salarial do trabalhador.

Esse cálculo não faz diferença para quem sempre recebeu o salário mínimo, pois independentemente da regra e do redutor aplicado, nenhuma aposentadoria pode ser menor do que o salário mínimo.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.