O atendimento no INSS vem ficando cada fez mais informatizado, mas o segurado ainda pode ir até a agência para tirar dúvidas ou marcar um atendimento.
Devido à redução na força de trabalho no instituto, que não foi e nem tem previsão de ser reposta, a maioria dos serviços prestados atualmente dependem de agendamento.
Isso pode ser feito por meio da Central 135 ou no site.
No caso de consultas específicas sobre a situação de cada trabalhador, o Meu INSS, site de serviços da Previdência Social, permite o acesso a diversas informações.
Quem ainda não se cadastrou terá que preencher antes um formulário e responder a questões relacionadas a trabalhos antigos. Ao final do cadastro, um código será gerado para que o trabalhador o utilize com uma senha provisória. O segurado precisará trocar essa senha no primeiro acesso.
No Meu INSS, é possível agendar o pedido de benefícios, consultar o Cnis, simular a aposentadoria e agendar uma solicitação de revisão ou uma perícia médica.
Quem já está aposentado consegue acessar sua carta de concessão, consultar o extrato de pagamento de benefício, acessar o informe de rendimentos do Imposto de Renda e, no caso de quem tem empréstimo consignado, acompanhar as parcelas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.