Descrição de chapéu Guia do INSS

O que é INSS?

São Paulo

É a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, órgão que já foi chamado de INPS, nome pelo qual muitos idosos ainda o chamam. Atualmente, está subordinado ao Ministério da Economia e tem a missão de garantir proteção aos cidadãos e promover o bem-estar social.

É o órgão responsável pela administração e pela operacionalização do reconhecimento de direitos dos trabalhadores a benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões, auxílios e salário-maternidade.

Quem trabalha com carteira assinada ou faz recolhimentos por meio do carnê é considerado segurado do INSS. Cabe ao instituto a guarda das informações de cada trabalhador, como os valores de salários e a duração dos vínculos de emprego.

Núcleo de Imagem/Folhapress

Essas informações são usadas para verificar o direito aos benefícios, bem como o cumprimento dos períodos de carência, que é o nome dado ao tempo mínimo de contribuição efetivamente recolhido para ter acesso a auxílios, salário-maternidade ou aposentadoria.

O instituto também opera os pagamentos dos benefícios assistenciais pagos a idosos e pessoas com deficiência em condição de miserabilidade. Essa renda é chamada de BPC/Loas e, atualmente, é administrada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo cadastro de benefícios sociais do governo, como Bolsa Família.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.