Descrição de chapéu Guia do INSS

Como pagar o INSS como autônomo?

São Paulo

Para quem já está inscrito no INSS, basta entrar no site e emitir a guia de pagamento. Essa inscrição é o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), mas o segurado também pode usar o PIS ou Pasep. Com frequência, o NIT e o PIS/Pasep são o mesmo número. 

Com essa informação em mãos, o segurado pode começar a contribuir, mas antes é necessário entender os códigos de recolhimento. É importante entender isso primeiro, pois a correção de dados precisa ser feita na Receita Federal, quando houver necessidade, e não no INSS.

Núcleo de Imagem/Folhapress

Pagamento trimestral
O pagamento trimestral só está disponível para quem faz recolhimentos pelo salário mínimo. Quem opta por esse modelo faz quatro pagamentos ao ano, nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Plano simplificado
O plano simplificado tem uma alíquota menor de pagamento e não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição. Só podem fazer os pagamentos por esse plano os contribuintes que não são prestadores de serviços a empresas.

Veja os códigos de recolhimento:

  • 1007    Contribuinte individual (mensal)
  • 1104    Contribuinte individual (trimestral)
  • 1120    Contribuinte individual no plano simplificado (mensal)
  • 1147    Contribuinte individual no plano simplificado (trimestral)

Esses números devem ser informados no site do INSS, no link para cálculo da guia de pagamento ou no carnê que será pago no banco ou na lotérica.

No caso de quem nunca trabalhou com carteira assinada e não tem inscrição na Previdência, é necessário fazer esse procedimento antes de iniciar os pagamentos. A filiação pode ser feita pela Central 135 ou no site

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.