Leitora pede implantação da aposentadoria do INSS
Segurada conseguiu o benefício há mais de três meses, mas ainda não recebeu
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A auxiliar administrativo Juraci Pedroso Salemme Bolsarin, 58 anos, tenta há mais de dois anos receber a aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Ela explica que, alguns meses depois de dar entrada no requerimento, em janeiro de 2019, teve o pedido indeferido.
“Enviei todos os documentos comprovando que cumpria os requisitos necessários para a concessão do benefício, inclusive uma ação trabalhista ganha”, diz.
“No entanto, negaram a aposentadoria, alegando falta de tempo de contribuição, o que não era verdade.”
Até a reforma da Previdência, que passou a valer em 13 de novembro de 2019, as exigências para a aposentadoria por tempo de contribuição eram ter 35 anos de recolhimentos ao INSS (para os homens) e 30 anos (para as mulheres).
“Após o indeferimento, entrei com recurso e, em dezembro de 2020, a aposentadoria foi liberada, seguindo para implantação, conforme acordão”, diz. “Ocorre que, até hoje, não recebi o benefício, mesmo passados mais de três meses.”
Juraci conta que, como tem problemas de saúde e não trabalha há alguns anos, precisa da ajuda dos filhos para despesas como a compra de medicamentos.
“Tenho fibromialgia, o que me causa muitas dores, e meu marido é aposentado, cardiopata, diabético e hipertenso. Ele ficou 16 dias em um hospital de campanha porque não temos convênio médico”, conta.
“Preciso da intervenção do jornal Agora para me ajudar a resolver essa questão.”
INSS concede aposentadoria
Em nota, o INSS informa que a aposentadoria por tempo de contribuição da segurada foi concedida na última quarta-feira (24), com pagamento retroativo a 10 de janeiro de 2019.
“O INSS enviou mensagem para o email cadastrado no processo e o valor a ser pago está em processamento”, afirma o órgão.
Os documentos relativos à concessão do benefício podem ser obtidos no Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br), nos campos “Carta de concessão” e “Extrato de pagamento de benefício”.
Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br