Descrição de chapéu INSS

Agências do INSS em SP ficam fechadas em cidades com feriado antecipado; veja lista

Outras cidades manterão postos abertos apenas para perícia médica e avaliação social

São Paulo

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) localizadas em cidades de São Paulo que anteciparem feriados ficarão fechadas, anunciou a autarquia nesta sexta-feira (26). O objetivo é ampliar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19.

Durante a fase emergencial estadual, ampliada até 11 de abril, permanecem abertas apenas agências que oferecem perícia médica ou avaliação social (considerados serviços essenciais) e que estejam localizadas em cidades sem feriado adiantado.

Confira abaixo as cidades e o período em que as agências locais estarão fechadas.

Capital: de 26 de março a 1º de abril

Região Metropolitana de São Paulo

  • ABC Paulista
    Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul: de 29 de março a 1º de abril

  • Região de Osasco
    Santana de Parnaíba: 31 de março e 1º de abril
    Barueri, Cotia e Osasco: de 29 de março a 1º de abril

  • Taboão da Serra: de 26 de março a 1º de abril

Interior

  • Araras: de 29 de março a 1º de abril

  • Bragança Paulista: de 29 de março a 1º de abril

  • Mogi-Guaçu: 1º de abril

  • Piracicaba: 29 de março

  • Rio das Pedras: de 29 de março a 1º de abril

  • São Roque: 31 de março e 1º de abril

Feriado em 2 de abril

O INSS lembra que, como o dia 2 de abril é feriado nacional, não haverá expediente em nenhuma unidade do órgão no país. Além disso, as agências também não abrem aos sábados e domingos.

O instituto afirma já ter entrada em contato com segurados que possuem agendamento nas agências localizadas nesses municípios nos feriados antecipados, inclusive no caso de perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento.

No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato.

Caso não receba nenhuma ligação do INSS, o segurado que possui horário agendado para alguma dessas unidades, no período em que estarão fechadas devido à antecipação dos feriados, deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento.

O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências durante esse período.

Canais remotos

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

Pelo Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

Interrupção da Exigência Expressa

Durante o período de fechamento das agências, também ficará suspenso o serviço Exigência Expressa. Esse serviço possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao INSS entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente às unidades.

Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no Portal Meu INSS.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.