Telefone 111 do auxílio emergencial fica indisponível

Serviço da Caixa é exclusivo para tirar dúvidas de trabalhadores sobre o benefício

São Paulo

O telefone exclusivo da Caixa para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial fica indisponível durante a tarde desta segunda (13).

Quem liga para o 111 ouve a mensagem: "Este telefone está impossibilitado de receber este tipo de chamada neste momento".

Procurada, a Caixa afirma que, devido à grande quantidade de ligações simultâneas recebidas na central de atendimento 111 de suporte ao auxílio emergencial, os clientes podem encontrar nos momentos de maior concentração alguma dificuldade na efetivação das chamadas.

De acordo com o banco, até às 16h dessa segunda foram realizados mais de 2,8 milhões de atendimentos no dia, tendo registrado pico superior a 6.600 atendimentos por minuto, o que demonstra que os clientes têm conseguido realizar suas ligações com sucesso.

"Entretanto, neste cenário atípico, verificou-se que, em alguns momentos de concentração de ligações, podem ocorrer intermitências pontuais. Estamos implementando melhorias na solução e sua infraestrutura para aumentar a capacidade de ligações simultâneas", afirma a Caixa em nota.

Gabriel Cabral/Folhapress

O telefone 111 é direcionado apenas para quem tem dúvidas se tem direito ao auxílio emergencial. Por ele é possível, por exemplo, conferir se o CPF está inscrito no CadÚnico (cadastro único) que libera o benefício sem a necessidade de cadastro no site da Caixa.

Para quem não conseguir ser atendido pelo telefone 111, é possível encontrar as informações sobre o auxílio emergencial pelo site https://auxilio.caixa.gov.br/

Só precisa se cadastrar quem não está no CadÚnico (cadastro único) nem no programa Bolsa Família.
Os beneficiários do Bolsa Família recebem automaticamente o auxílio emergencial se o valor for superior ao benefício assistencial. O pagamento será feito de acordo com o calendário regular do programa.

A partir desta terça (14) começam a receber o auxílio emergencial os inscritos no CadÚnico sem conta nos bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, e quem se cadastrou pelo aplicativo Auxílio Emergencial da Caixa ou pelo site e que foram considerados elegíveis ao benefício.

Ainda não é possível sacar os R$ 600 na boca do caixa. Por enquanto, o depósito do valor será feito diretamente na conta indicada pelo trabalhador. Não adianta ir a uma agência da Caixa, é preciso aguardar.

Quem tem direito ao benefício?

O cidadão maior de 18 anos que atenda a um dos seguintes requisitos:

  • Desempregado
  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Contribuinte individual da Previdência Social
  • Trabalhador Informal
  • Pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 salários mínimos (R$ 3.135, neste ano)
  • Não ter recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70

Quem NÃO tem direito ao benefício?

  • Pertence a família com renda superior a três salários mínimos ou renda mensal por pessoa maior que meio salário mínimo (R$ 522,50)
  • Está recebendo seguro-desemprego
  • Está recebendo benefícios previdenciários, assistenciais ou benefício de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família
  • Recebeu rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, de acordo com declaração do Imposto de Renda.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.