Descrição de chapéu Defesa do Cidadão INSS

Briga por benefício do INSS leva 3 anos

Após vencer recurso, segurado espera pagamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já se passaram mais de três anos desde que, em fevereiro de 2016, o comerciário José Luiz da Silva, 65 anos, pediu a aposentadoria dele para o INSS.

Após ter a solicitação negada, Silva recorreu à Junta de Recursos da Previdência Social para comprovar que ele tem direito ao benefício por tempo de contribuição.

Mas apesar de ter vencido o processo administrativo, o segurado ainda espera que o INSS comece a pagar a aposentadoria dele.

José Luiz da Silva, 65 anos, espera a implantação da sua aposentadoria; ele pediu benefício em 2016 e ganhou recurso em outubro do ano passado - Rubens Cavallari/Folhapress


O resultado do recurso saiu em outubro de 2018. “É um absurdo”, reclama. “Ganhei o recurso por unanimidade, estive pessoalmente na agência, cheguei a escrever carta de próprio punho [para pedir a liberação do benefício]”, conta.

Silva diz ter intensificado os contatos com o INSS e, semanalmente, telefona para a central de atendimento pelo número 135. “Ninguém tem informação”, reclama. “Na internet só aparece que o benefício está em análise.”

O comerciário também tentou reclamar para a ouvidoria do órgão. “Ninguém dá uma resposta completa e eu não sei mais o que fazer”, diz Silva.

Enquanto o segurado espera pela liberação do benefício, a renda da mulher dele tem sido o único meio para o sustento da família. “Ela é aposentada, montou uma lojinha, e eu dependo dela enquanto minha aposentadoria não sai.”

Aposentadoria é liberada

O INSS informou que a aposentadoria por tempo de contribuição de José Luiz da Silva foi concedida na última quinta (6), com pagamento retroativo a 15 de agosto de 2016, data em que o órgão considera que houve o pedido de benefício.

Caso Silva tenha a senha do site Meu INSS, ele poderá ter acesso aos dados de seu benefício nesse endereço eletrônico. Em caso negativo, poderá se cadastrar ou aguardar carta com os dados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.