Os atendimentos digitais e por telefone seguem como principais opções para segurados que precisarem utilizar os serviços do INSS durante o período mais duro de restrições para controle das infecções pelo novo coronavírus no estado de São Paulo.
Embora a fase vermelha, que se estenderá até 19 de março, não traga novos impedimentos ao funcionamento do órgão, os 91 serviços oferecidos pelo site e aplicativo Meu INSS e na central 135 já concentram a maior parte do atendimento desde a reabertura das agências da Previdência em setembro do ano passado.
Estão disponíveis pelos canais remotos todos os tipos de requerimentos de benefícios, como os pedidos aposentadorias, de pensões por morte e de auxílios-doença.
Diferente do que ocorreu há um ano, quando o governo paulista aplicou as mais duras restrições ao funcionamento das atividades, a retomada da fase vermelha não resultará no fechamento dos postos do INSS.
As unidades permanecerão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para atender exclusivamente segurados que agendaram horário pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ou site do Meu INSS.
Principal gargalo para a liberação de benefícios devido ao represamento de pedidos durante os meses em que as agências ficaram fechadas em 2020, a perícia médica também não prevê a interrupção do atendimento, segundo a Subsecretaria da Perícia Médica Federal.
Além de não atender segurados sem horário agendado, as unidades do INSS estão atuando exclusivamente para a realização de perícia médica, avaliação social, justificação administrativa e cumprimento de exigências.
Embora esteja destacado entre as atividades essenciais, o atendimento previdenciário tem sido severamente prejudicado pela pandemia do novo coronavírus.
Servidores do instituto que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 precisam ser transferidos do atendimento ao público para serviços de retaguarda, o que diminuiu a capacidade de atendimento nas unidades.
Antes mesmo da pandemia, porém, o órgão já enfrentava dificuldades para responder à gigantesca demanda e chegou a acumular uma fila de mais de 2 milhões de requerimentos.
Atualmente, o estoque de benefícios à espera de conclusão é de, aproximadamente, 1,7 milhão, segundo levantamento do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).
O INSS contesta o número e diz que a fila de espera é de 1,2 milhão, pois considera que não devem entrar na soma os cerca de 490 mil pedidos que dependem do cumprimento de exigências pelos segurados.
INSS | ATENDIMENTO NA FASE VERMELHA
- O estado de São Paulo entrou na fase mais restrita de funcionamento das atividades econômicas para tentar reduzir as infecções pelo novo coronavírus
- Durante esse período, quem precisa pedir ou realizar algum procedimento para destravar um benefício do INSS deve optar pelo atendimento a distância
Canais remotos
- Use o Meu INSS sempre que possível, inclusive para enviar documentos para o cumprimento de exigência
Urnas nas agências
- Todos os postos do INSS, inclusive os que estão fechados ao público, possuem urnas para a entrega de cópias de documentos
Agendamento
- Só vá à agência do INSS se o atendimento estiver previamente agendado pelo telefone 135 ou por meio do Meu INSS
QUANDO É NECESSÁRIO AGENDAR
Para os casos em que a presença do segurado é fundamental, o atendimento poderá ser agendado pelo aplicativo ou site do Meu INSS ou pelo 135.
Embora a maioria dos serviços do INSS esteja disponível pela internet ou por telefone, o comparecimento ao posto é necessário nos casos de:
- Avaliação médico-pericial
- Avaliação social
- Apresentação de defesa MOB (casos suspeitos de irregularidades)
- Prova de vida (situações excepcionais não resolvidas pelo banco)
- Cumprimento de exigência (entrega de documentos)
PRINCIPAIS SERVIÇOS NA INTERNET
Os serviços listados abaixo são os mais procurados pelos segurados que utilizam o aplicativo Meu INSS ou utilizam o site meu.inss.gov.br
1. Informe de rendimentos
- Os aposentados que são obrigados a declarar o Imposto de Renda 2021 devem ter o informe de rendimentos do INSS
- No Meu INSS, clique em “Extrato de Imposto de Renda”
- Confira se está Ano calendário 2020
- Clique no benefício e, depois, em “Baixar PDF”
2. Extrato de contribuição (Cnis)
- Para acompanhar suas contribuições ao INSS e os valores recolhidos o segurado pode clicar em “Extrato de Contribuição (Cnis)”
- Se quiser salvar ou imprimir, clique no canto inferior direito em “Baixar PDF”
3. Simular aposentadoria
- Serviço que ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição)
- O resultado vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria
- Na janela “Do que você precisa?” escreva “simular aposentadoria”
4. Agendar perícia
- Quem busca auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) precisa passar por perícia médica que irá avaliar sua condição
- O atendimento é presencial e tem de ser agendado pelo 135 ou pelo Meu INSS
- No espaço “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia”
5. Benefícios assistenciais
- Para pedir um Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, Benefício Assistencial ao Idoso ou Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso utilize a janela “BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS (BPC)”
6. Cumprimento de exigências
- Para enviar documentos complementares para analisar o pedido ao benefício, clique em “Cumprimento de Exigência”
- Envie a documentação escaneada ou fotografada com o celular, colorida e em formato PDF
ENTREGA DE DOCUMENTOS NA PORTA DO INSS
- O INSS permite ao segurado entregar um envelope contendo cópias simples da documentação solicitada pelo órgão
- As entregas nas agências têm que ser agendadas pelo Meu INSS ou telefone 135
- Na porta de cada agência do INSS, o segurado encontrará uma urna, onde poderá depositar o envelope com cópias simples da documentação
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
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