A pandemia do novo coronavírus agravou um problema que, há alguns anos, vem prejudicando o atendimento nas agências do INSS: a falta de pessoal.
No estado de São Paulo, há 533 servidores do órgão —17% do total de 3.145 funcionários— no grupo de risco para a Covid-19 que estão trabalhando de casa.
Na capital paulista, esse índice sobe para 20% —171 dos 871 trabalhadores estão realizando suas funções de forma remota.
Com força de trabalho reduzida, o órgão responsável por pagar os benefícios da Previdência resolveu manter fechadas 70 agências no estado, o que significa que 29% das 239 unidades em São Paulo não estão abertas ao público. Na capital, 5 dos 25 postos estão fechados.
Moradores de bairros ou cidades sem atendimento presencial podem agendar o comparecimento em outras unidades, mas a recomendação do instituto é para utilização do atendimento a distância.
“A maior parte dos serviços está disponível pelos canais remotos, que é o telefone 135 e o [site e aplicativo] Meu INSS”, diz Anderson Borges, chefe da divisão de benefícios do INSS no estado de São Paulo.
Antes mesmo da pandemia, a ampliação dos canais remotos já era a principal aposta do instituto para tentar suprir a falta de funcionários nas agências, situação que vem se agravando pelo crescimento dos pedidos de aposentadoria de servidores sem a contratação de novos profissionais.
Em 2019, o número de funcionários do INSS que se aposentaram em São Paulo chegou a 1.071, uma alta de 125% em relação aos 475 aposentados de 2018.
“O INSS conseguiu se adaptar para que os servidores possam, mesmo trabalhando em casa, concluir a análise de pedidos de benefícios, sem prejuízo ao serviço”, diz Borges. “Mas o atendimento presencial é inviável em unidades em que a maioria dos funcionários do setor está no grupo de risco.”
ATENDIMENTO DO INSS | OPÇÕES NA PANDEMIA
- A pandemia de Covid-19 limitou o atendimento nos postos do INSS
- Algumas agências ainda permanecem fechadas para o público
- Confira abaixo as orientações para utilizar o serviço com segurança
Atendimento no posto
O atendimento presencial do INSS está direcionado a quatro situações principais:
1) Perícias médicas
- O exame é realizado após agendamento para a avaliação das condições de saúde de segurados que pedem um benefício por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) e o BPC (Benefícios de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência
2 ) Avaliação social
- Os idosos de baixa renda que pedem o BPC devem passar por uma avaliação com a assistência social para a verificação da condição de econômica
3) Cumprimento de exigência
- Ao iniciar a análise de um pedido de benefício, o INSS pode identificar a falta de documentos necessários para que o direito possa ser reconhecido
- O cumprimento de exigência é, portanto, a entrega pelo candidato ao benefício da documentação solicitada pelo órgão previdenciário
4) Pente-fino
- O INSS tem realizado a revisão de benefícios já concedidos com o objetivo de identificar eventuais fraudes ou irregularidades
- Nessas situações, o beneficiário é convocado a apresentar sua defesa e, eventualmente, entregar documentos que comprovem o direito
Demais serviços
Os demais serviços do INSS, inclusive os pedidos de benefícios, podem ser realizados a distância:
- Internet > meu.inss.gov.br (é necessário fazer um cadastros para a maioria dos serviços)
- Telefone > 135 (atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h)
O que fazer?
Durante a pandemia do novo coronavírus, para evitar o risco de contágio, o INSS recomenda que segurados e beneficiários prefiram utilizar o atendimento da seguinte forma:
- Canais remotos: use o Meu INSS sempre que possível, inclusive para enviar documentos para o cumprimento de exigência
- Urnas nas agências: todas os postos do INSS, inclusive os que estão fechados ao público, possuem urnas para a entrega de cópias de documentos
- Agendamento: só vá à agência do INSS se o atendimento estiver previamente agendado pelo telefone 135 ou por meio do Meu INSS
SITUAÇÃO EM SP
Com força de trabalho reduzida, o órgão precisou manter postos de atendimento fechados ao público. Veja os números:
Servidores no grupo de risco
- Dos 3.145 servidores do INSS em São Paulo, 533 (17% do total) são do grupo de risco para a Covid-19 e estão trabalhando em casa
- Entre os funcionários do grupo de risco, 171 estão na capital paulista. Eles são 20% do total de 871 trabalhadores do órgão na cidade
Postos fechados
- 70 agências do INSS no estado de São Paulo estão fechadas para o atendimento ao público, o que representa 29% dos 239 postos do órgão em território paulista
- 5 dessas unidades do INSS que estão fechadas estão na capital paulista. Elas equivalem a 20% das 25 agências da cidade de São Paulo. As unidades fechadas na cidade são:
- Ermelino Matarazzo (rua Victória Simionato, 363 - zona leste)
- Penha (rua Cirino de Abreu, 112 - zona leste)
- Vila Maria (rua Jequitinhonha, 360 - zona norte)
- Tucuruvi (rua Domingos Calheiros, 124/126 - zona norte)
- Guarapiranga (Largo do Socorro, 60 - zona sul)
Segurado pode ir a outro posto
- O segurado pode, se preferir, agendar o atendimento presencial em qualquer unidade do INSS que esteja aberta ao público
Fonte: Superintendência do INSS em São Paulo
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