O INSS oferece a partir desta quarta (10) 90 serviços sem a necessidade de atendimento presencial do segurado em uma agência da Previdência. Ao todo, o órgão realiza 96 tipos de atendimento para a população.
“Com essa marca de 90 serviços disponíveis pela internet e pela central telefônica 135, nós completamos a automatização de todos os serviços que podem ser realizados sem que o cidadão precise se deslocar até uma agência”, disse o diretor de atendimento do INSS, Clóvis de Castro Júnior.
De janeiro a junho, os atendimentos automáticos do INSS passaram de 15 para 62. Pedidos de aposentadorias, por exemplo, já estavam sendo realizados a distância.
Permanecerão excluídos da automação atendimentos como a prova de vida, os cumprimentos de exigências (entregar documentos e comprovar vínculos, por exemplo) e as perícias médicas, detalhou Castro.
Entre serviços que foram mais recentemente automatizados pelo INSS está a consulta ao resultado da perícia médica.
Para esse serviço, iniciado em 23 de junho, de um total de 204.108 ligações em busca do serviço, 65% foram atendidas dessa forma. O tempo médio desse atendimento foi menos de cinco minutos. O resultado da perícia pode ser obtido no mesmo dia de realização da perícia, a partir das 21h.
Em 2018 o INSS realizava cerca de 6.000 atendimentos automáticos por mês. Neste ano, o número de atendimentos sem a participação de funcionários alcançou a marca de 130 mil.
Sem previsão de abertura de concurso para repor quadros de funcionários, o INSS aposta na automação do atendimento para agilizar o atendimento aos segurados.
Ainda assim, a falta de pessoal tem aumentado as dificuldades do órgão para realizar serviços complexos, como, por exemplo, as análises de pedidos de aposentadoria.
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