Descrição de chapéu INSS

Segurado do INSS reclama de aposentadoria parada

Trabalhador enviou toda a documentação, mas pedido não sai da análise

São Paulo

O conferente Hélio Aparecido Rodrigues, 62 anos, espera desde abril pela aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ele diz que, mesmo cumprindo todos os requisitos, o benefício não sai.

“Quando entrou a reforma, faltavam dois meses para eu atingir o tempo mínimo, então escolhi cumprir o pedágio de 100% sobre o tempo que faltava. Quando completei esse período, dei entrada no pedido.”

Até a reforma da Previdência, que passou a valer em 13 de novembro de 2019, as exigências para a aposentadoria por tempo de contribuição eram 35 anos de recolhimentos ao INSS (homens) e 30 anos (mulheres).

Hélio Aparecido Rodrigues, 62, cumpriu todos os requisitos para o benefício por tempo de contribuição  - Arquivo pessoal

A reforma extinguiu esse tipo de aposentadoria, mas quem já estava no mercado de trabalho quando as mudanças entraram em vigor pode se aposentar em uma das regras de transição, como pontos e pedágio de 50% ou 100%, por exemplo.

Rodrigues explica que conseguiu enviar toda a documentação, incluindo uma CTC (Certidão de Tempo de Contribuição) de 16 anos trabalhados como servidor de São Paulo. Com o documento, é possível converter o tempo no funcionalismo para a contagem do INSS.

O segurado, que ainda trabalha com carteira assinada, está afastado desde março por ser do grupo de risco para a Covid-19. Com o contrato suspenso, está recebendo o BEm (benefício emergencial do governo).

“Estou recebendo menos do que antes e só recebi o 13º salário proporcional aos três meses que trabalhei no ano. Por isso tenho urgência para a aposentadoria.”

INSS concede aposentadoria

Em nota, o INSS esclarece que a aposentadoria do leitor foi concedida na última sexta-feira (4), com pagamento retroativo a 22 de abril de 2020.

“Os detalhes do processo e as informações sobre o pagamento do benefício podem ser consultados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.”

Para acessar os serviços no portal Meu INSS, o segurado deve informar seus dados pessoais e criar uma senha. Após acessar o sistema, escolher os serviços “Carta de concessão” e “Extrato de pagamento de benefício”.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br ​​​

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.