Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Enel realiza cobranças indevidas, afirma cliente

Consumidor relata que recebeu faturas de energia com valores acima da média

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São Paulo

Vinicius Lima Martins dos Santos Nascimento, 30 anos, reclama do valor cobrado pela Enel nas contas de energia elétrica de sua residência. O morador da Vila Formosa (zona leste) afirma que a média de consumo da família era de R$ 400 até maio deste ano. Porém, em junho, recebeu uma fatura no valor de R$ 710,83.

Segundo ele, em julho, recebeu uma conta de R$ 1.393,12. "Não recebi mais nenhuma fatura com valor menor que R$ 1.000." Desde então, o leitor solicita a revisão das contas, mas relata que não obteve sucesso

SAO PAULO,SP - 18/11/2021. Vinícius Lima do Nascimento reclama do valor da conta da Enel. - Arquivo pessoal

"Estão cobrando valores abusivos gradativamente a cada mês. Fora o reajuste mensal e a bandeira vermelha. Não vou pagar enquanto a Enel não resolver essa situação. O problema é que eles não fazem a revisão e daqui a pouco podem desligar a minha energia elétrica", conta o leitor.

Nascimento afirma que, em sua casa, moram quatro adultos e duas crianças. Segundo ele, não há motivo para o aumento no valor da fatura. Por isso solicitam a revisão das faturas.


"Entrei em contato com a central de atendimento da distribuidora. A resposta vaga que recebi foi a de que iriam analisar. Peço a intervenção do Defesa do Cidadão para que a empresa diminua o valor dessa cobrança abusiva, pois para Enel é certo uma coisa: se não pagar, eles cortam o fornecimento", afirma o leitor.

"Estou me sentindo enganado. Não deveriam fazer o cliente passar por uma situação como essa", queixa-se o consumidor à reportagem do Agora.

Distribuidora faz visita técnica

A Enel Distribuição São Paulo informa, por meio de nota, que realizou uma visita técnica para aferição do medidor de energia no dia 8 de novembro e não identificou problemas no equipamento que justificassem a revisão das faturas, que seguem o padrão de consumo da instalação.

A empresa diz ainda que as informações foram encaminhadas para o email cadastrado.
Em novo contato com o Agora, o leitor diz discordar da resposta da distribuidora. "Quero que revisem as contas."

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