Após cancelamento de compra, valor não é devolvido por rede
Pedido de jogo foi feito pelo site das Americanas e era presente para o filho
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O engenheiro Ricardo Grecchi Nunes, 58 anos, de Taboão da Serra (Grande SP), teve problemas ao utilizar o site das Americanas. Após ter um pedido cancelado por falta do produto, ele ainda tentou fazer uma nova compra, que também não deu certo, e não teve o valor devolvido.
O primeiro pedido foi feito em 5 de outubro, quando ele comprou um jogo de videogame, que seria presente para o aniversário do filho, comemorado no dia 9 do mesmo mês. A entrega estava marcada para a data.
"No dia 7 recebi um comunicado de que o pedido estava cancelado, pois o fornecedor não tinha o produto em estoque. Então por que constava no site e foi aceita a compra?", questiona o leitor ao Agora.
No mesmo dia ele fez um novo pedido do jogo, utilizando o vale gerado pelo cancelamento anterior. A promessa de entrega era entre o período de 14 a 22 de outubro. Porém, a entrega não foi feita.
Nunes procurou o site e solicitou uma posição com a promessa de resposta até o dia 26, o que não aconteceu.
"Tentei novamente pelo site e WhatsApp. Após muita insistência, recebi a informação de que o pedido estava cancelado devido a problemas com o parceiro que não enviou o produto, e foi gerado um vale para utilizar no site", diz.
Desta vez, o que ele queria comprar não estava disponível. "Sou obrigado agora a adquirir um outro produto que não quero. Absurdo. Já que a compra foi cancelada, o correto é devolver o valor e não gerar um vale", afirma à reportagem.
Rede de lojas faz o reembolso
Questionada, as Americanas informam que entraram em contato com o cliente Ricardo Grecchi Nunes, esclareceram e solucionaram a questão. "Pedimos desculpas pelo transtorno", informou a empresa, em nota.
O leitor confirmou ao Agora que a rede fez a devolução do valor pago e o caso foi resolvido. "Porém não ficou claro ainda porque foi aceito por duas vezes o mesmo produto e, em ambas, foi cancelado. Isso nunca foi explicado", disse o leitor à reportagem.