Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Demora no resultado de perícia prejudica servidora

Funcionária da Prefeitura de SP reclama da terceirização do serviço de exame médico

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A servidora Maria de Lourdes Teixeira, 66 anos, que mora em Guarulhos (Grande SP), afirma que a demora na publicação do resultado de perícias médicas pela Prefeitura de São Paulo está prejudicando os funcionários municipais.

Maria de Lourdes Teixeira afirma que a demora está prejudicando os servidores da cidade de SP - Arquivo pessoal

Desde que o serviço foi terceirizado, o perito não diz qual foi o resultado e a espera pela publicação oficial ultrapassa 30 dias em muitos casos. "Quando as perícias eram realizadas diretamente no departamento médico da prefeitura, a publicação saía, no máximo, em 72 horas", relata ela.

"Entrei com pedido de licença contínua com atestado datado do dia 3 de setembro. A perícia foi marcada para 24 de setembro com atestado de 90 dias. [O resultado] Foi publicado em 26 de outubro, concedendo 30 dias a contar desde 6 de setembro, ou seja, estou com falta no trabalho desde 6 de outubro", afirma.

A servidora conta que entrou com recurso no mesmo dia que soube do resultado. "Para minha surpresa, no dia 10 de novembro, foi publicado mais 21 dias, a contar do dia 6 de outubro, diante disso, a partir de 27 de outubro, estou com falta novamente. São inúmeros casos iguais ao meu."

A licitação para terceirizar o serviço de perícias médicas da Prefeitura de São Paulo foi aberta três dias depois da vitória do então prefeito Bruno Covas (PSDB), em 2020. Na ocasião, a decisão do prefeito, que morreu em maio deste ano, foi criticada por funcionários públicos, que temiam a precarização do serviço.

Pedido de retificação será publicado

A Prefeitura de São Paulo afirma, em nota, que o pedido de retificação da servidora está em análise pela Cogess (Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor), da Secretaria Executiva de Gestão, e deverá ser atendido por meio de publicação no Diário Oficial do município ainda nesta semana.

A COGESS diz que a terceirização tem o objetivo de agilizar o atendimento. "Nos primeiros meses da implantação do projeto, enfrentamos problemas relativos à integração dos sistemas. Os problemas estão sendo sanados e as publicações, normalizadas", afirma nota.

Notícias relacionadas