Renault Logan 1.6 enfrenta o Fiat Cronos 1.3 em duelo de espaço
Compactos entregam conforto a quem procura sedã na faixa dos R$ 60 mil
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Quem procura um sedã compacto na faixa dos R$ 60 mil pode encontrar no Fiat Cronos e no Renault Logan boas alternativas.
Os dois custam na mesma faixa, mas possuem algumas características distintas. O mais barato deles é o Cronos 1.3, versão que não tem nome. Ele sai por R$ 58.990 e vem com poucos equipamentos.
A central multimídia, cada vez mais comum em modelos dessa faixa, fica de fora. No lugar dele, um rádio mais simples com botões duros e que nem sempre respondem aos comandos.
O Logan é o Zen 1.6, de R$ 60.390, que possui a tela com conexão a celulares, mas o maior ganho é oferecer airbags laterais, item que o Cronos também não oferece, nem opcional.
Os dois combinam, no entanto em outras ausências de equipamentos. Regular os retrovisores externos, por exemplo, só através das alavancas nas portas. E são manivelas que movimentam as janelas traseiras.
Coincidem também nas presenças. Os dois sedãs possuem ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros elétricos e travas com comando na chave canivete.
Na mecânica é que moram as principais diferenças. O Fiat usa um motor 1.3 8v de até 109 cv, contra o 1.6 16V de 118 cv do Logan. A diferença grande nos números se reflete no desempenho, superior do Renault, e no consumo, menor no Cronos, que fez média de 10,5 km/l dentro da cidade de São Paulo. O rival fez 9,4 km/l no mesmo tipo de uso.
Ambos podem ter transmissão sem uso do pedal da embreagem, como a automatizada no Cronos e CVT (sem trocas) no Logan. No caso do Renault, o sedã ganha as molduras na carroceria e a altura maior da carroceria visto nas fotos.
Mas voltando às versões básicas consideradas neste comparativo, outro ganho do Cronos é no conforto. Mais moderno, tem dirigibilidade e acabamento melhores, mesmo menos equipado. O Renault responde com espaço mais amplo por dentro e no porta-malas.