Logan se adapta para oferecer câmbio automático

Sedã não ficou de fora da onda e até ficou mais alto para isso

São Paulo

O câmbio automático caiu no gosto do consumidor brasileiro e hoje é difícil achar algum modelo que não tenha essa opção. A Renault não quis deixar o Logan de fora desse segmento e aproveitou a reestilização de julho para equipar seu sedã compacto com uma transmissão CVT (sem trocas de marcha).

Para isso, trouxe a caixa da Nissan, marca com quem a Renault tem aliança. Só que o câmbio é muito grande e para isso foi preciso levantar a suspensão do Logan. Com o carro levantado, foi preciso colocar molduras em torno da carroceria para diminuir a impressão de que o sedã ficou alto demais.

O resultado pode ser visto nas fotos ao lado ou nas ruas. O visual lembra um pouco um carro aventureiro o que causa estranheza, já que estamos acostumados a ver hatches e peruas nesse estilo e não sedãs.

Apesar disso, o Logan CVT agrada. O motor 1.6 16V de até 118 cv conversa bem com a transmissão. Juntos, entregam desempenho e consumo adequados para o porte e motorização.

Durante o teste do Agora, a média de gasto foi na casa dos 8 km/l com álcool. Na medição do Inmetro, fez 7,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada, também com álcool. Com gasolina, faz 11,7 km/l e 13,4 km/l respectivamente. Ao volante, a suspensão elevada passa a impressão de instabilidade.

O câmbio automático está disponível a partir da versão Zen, de R$ 67.490. Já tem airbags laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas 16", ar-condicionado, direção hidráulica e central multimídia com Android Auto e Apple Carplay.

Depois vem a Intense (R$ 69.890) que acrescenta ar automático, câmera de ré, faróis de neblina e piloto automático. A topo de linha é a Iconic (R$ 72.090) que adiciona bancos revestidos de couro e acionamento automático dos limpadores de para-brisa e dos faróis.

Mantém o bom espaço interno e o grande porta-malas de 510 litros. Por outro lado, entrega acabamento simples mesmo nas versões mais caras, na faixa dos R$ 70 mil.

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