Partido Novo prepara proposta para reduzir salário de servidor público

Diminuição deverá ser progressiva e incidir sobre o funcionalismo federal, estadual e municipal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A bancada do partido Novo na Câmara dos Deputados anunciou que pretende apresentar, nesta quarta-feira (25), uma PEC (proposta de Emenda à Constituição) que visa reduzir temporariamente os salários de servidores públicos.

Segundo o líder do Novo na Câmara, Paulo Ganime, o texto deverá contemplar o funcionalismo municipal, estadual e federal, de forma gradativa.

"Quem ganha até determinado valor, não vai ter redução, e vai crescendo o percentual progressivamente", disse o deputado ao Agora.

De acordo com publicação feita na conta do Twitter da bancada do partido na Câmara, os parlamentares defendem, além da redução, o corte de 50% da cota parlamentar, a proibição de pagamentos acima do teto constitucional e a economia de 25% da verba de gabinete.

Também nesta terça, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu que os três Poderes avaliem uma redução de até 20% dos salários de servidores. Seria, na avaliação de Maia, uma espécie de gesto simbólico para mostrar que estão unidos no combate à pandemia do coronavírus.

A declaração foi feita em entrevista à Rádio Bandeirantes. O deputado afirmou que a medida excluiria servidores que ganham menos e os que estão diretamente envolvidos no combate à doença.

Bancada dos deputados federais do Partido Novo
Bancada dos deputados federais do Partido Novo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.