Volkswagen registra desenho da Tarok no Brasil

Rival da Fiat Toro deve chegar no fim do ano com motor turbo

São Paulo

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o conceito Tarok mostrava uma picape quase pronta para enfrentar a Fiat Toro, um sucesso de mercado e praticamente sozinha no segmento, já que a rival mais próxima é a Renault Oroch, menor e mais barata.

Só que a Tarok não deu as caras nas concessionárias e também não deu notícias. Até agora.

Nesta semana, a Volkswagen registrou o desenho da picape no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão de patentes do governo brasileiro.

Os desenhos registrados não mostram nenhuma novidade em relação ao conceito do Salão e nem indicam que este será o visual definitivo, mas dá pistas de que o lançamento do utilitário está próximo.

A Tarok definitiva deve perder as barras de LED que ligam os dois faróis através da grade. As lanternas traseiras vão ficar mais simples também, mas o restante será mantido.

Na ocasião, em novembro de 2018, representantes da marca disseram que a Tarok estava 80% pronta.

O que também estava no conceito e podemos esperar que esteja na picape das lojas é o motor 1.4 turbo a gasolina de 150 cv, o mesmo que equipa o T-Cross, com câmbio automático de seis marchas.

Conceito da Volkswagen Tarok foi apresentado no Salão de São Paulo em 2018 - Eduardo Sodré/Folhapress

A Toro 4x4 teria a concorrência da versão 4Motion, com tração nas quatro rodas, mas ainda não se tem notícia de um motor a diesel, como na rival da Fiat.

A Volkswagen tem o 2.0 turbodiesel da Amarok para usar em versões de 140 cv e 180 cv. O também 2.0 da principal concorrente tem 170 cv acoplado a um câmbio de nove velocidades.

Fontes do mercado apontam que as vendas da picape só começam no ano que vem, já que neste ano a marca está focada no SUV compacto Nivus, aposta de grande volume da Volkswagen. Como ele chega ainda neste primeiro semestre, a Tarok pode ser a estrela do Salão do Automóvel deste ano que acontece entre 12 e 22 de novembro.

Desenvolvida no Brasil, a Tarok, depois de São Paulo, foi mostrada no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Na época, o presidente da Volkswagen na América do Sul, Pablo Di Si, disse que ela seria vendida também na Europa. (com UOL)

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.