Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o conceito Tarok mostrava uma picape quase pronta para enfrentar a Fiat Toro, um sucesso de mercado e praticamente sozinha no segmento, já que a rival mais próxima é a Renault Oroch, menor e mais barata.
Só que a Tarok não deu as caras nas concessionárias e também não deu notícias. Até agora.
Nesta semana, a Volkswagen registrou o desenho da picape no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão de patentes do governo brasileiro.
Os desenhos registrados não mostram nenhuma novidade em relação ao conceito do Salão e nem indicam que este será o visual definitivo, mas dá pistas de que o lançamento do utilitário está próximo.
A Tarok definitiva deve perder as barras de LED que ligam os dois faróis através da grade. As lanternas traseiras vão ficar mais simples também, mas o restante será mantido.
Na ocasião, em novembro de 2018, representantes da marca disseram que a Tarok estava 80% pronta.
O que também estava no conceito e podemos esperar que esteja na picape das lojas é o motor 1.4 turbo a gasolina de 150 cv, o mesmo que equipa o T-Cross, com câmbio automático de seis marchas.
A Toro 4x4 teria a concorrência da versão 4Motion, com tração nas quatro rodas, mas ainda não se tem notícia de um motor a diesel, como na rival da Fiat.
A Volkswagen tem o 2.0 turbodiesel da Amarok para usar em versões de 140 cv e 180 cv. O também 2.0 da principal concorrente tem 170 cv acoplado a um câmbio de nove velocidades.
Fontes do mercado apontam que as vendas da picape só começam no ano que vem, já que neste ano a marca está focada no SUV compacto Nivus, aposta de grande volume da Volkswagen. Como ele chega ainda neste primeiro semestre, a Tarok pode ser a estrela do Salão do Automóvel deste ano que acontece entre 12 e 22 de novembro.
Desenvolvida no Brasil, a Tarok, depois de São Paulo, foi mostrada no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Na época, o presidente da Volkswagen na América do Sul, Pablo Di Si, disse que ela seria vendida também na Europa. (com UOL)
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