São Judas terá sequência de missas em SP no dia do santo das causa impossíveis

Mais de 100 mil pessoas são esperadas em paróquia da capital paulista; veja programação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mariane Ribeiro
São Paulo

Após receber 100 mil fiéis nas comemorações em 2020, mesmo com restrições por causa da pandemia do novo coronavírus, a Paróquia Santuário São Judas Tadeu, na zona sul da cidade de São Paulo, prepara uma longa programação para comemorar o dia do santo das causas impossíveis nesta quinta-feira (28), com a expectativa de receber um público ainda maior.

Com a primeira celebração programada para as 5h e a última às 19h30, a festa terá em sua programação 12 missas, bênçãos de meia em meia hora, atendimento de confissões e visitação à imagem do padroeiro durante todo o dia. Porém, assim como em 2021, não será realizada a tradicional procissão.

O padre Daniel Campos, administrador paroquial do santuário, afirma que a expectativa é que o evento receba mais fiéis do que em 2020.

Celebração no Santuário de São Judas Tadeu, na zona sul de São Paulo, em 2020, com restrições por causa do novo coronavírus - Rivaldo Gomes - 28.out.20/Folhapress

"No ano passado, mesmo com todas as restrições, com o medo que se tinha, tivemos esse número [cerca de 100 mil fiéis] e 4.500 hóstias consumidas. Então, esperamos mais de 100 mil pessoas. Talvez um número mais próximo ao de 2019, em que 300 mil fiéis compareceram", afirma o padre.

Segundo o religioso, as celebrações serão realizadas em diversos espaços e com horários próximos para que todos os fiéis consigam participar da comemoração sem aglomeração. O uso de máscara será obrigatório.

As missas das 7h, 12h, 15h e 17h serão transmitidas pelo Facebook e pelo canal do santuário no YouTube. A das 9h será transmitida pela TV Aparecida e a das 17h, pela rádio 9 de Julho.

A programação contará com três missas solenes. A primeira será às 9h e será presidida pelo padre Daniel. A segunda, acontecerá às 12h e terá à frente dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (região Ipiranga). Já a terceira terá início às 17h e será comandada pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

Pelo segundo ano seguido, o famoso bolo de São Judas será vendido em embalagens individuais e descartáveis. "Vamos seguir vendendo o bolo em porções. Acho que é um ganho do ano passado e a tendência é que a gente mantenha isso para as próximas festas. Vai custar R$ 6 o pedaço", afirma o padre Campos.

Localizada na avenida Jabaquara, 2.682, na zona sul de São Paulo, a Paróquia Santuário São Judas Tadeu contará com um esquema especial ao seu redor durante toda quinta-feira.

Segunda a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), das 6h às 20h a avenida Piassanguaba, entre a alameda dos Ubiatãs e a avenida Jabaquara, e a alameda dos Guaiós, entre as avenidas Piassanguaba e Itacira, ficarão interditadas.

História

A festa, que é realizada pela paróquia desde 28 de Outubro de 1940, tem neste ano um significado e um valor ainda mais importante, segundo o padre Daniel Campos.

"São Judas é considerado o santo padroeiro das causas impossíveis e, neste momento, a gente precisa de esperança, de pontos de referência para que a gente consiga lidar com os momentos de conflito, com os momentos difíceis", afirma. "Vejo a devoção a São Judas ou a perspectiva espiritual como extremamente importante neste momento de dificuldades econômicas, de pessoas sem trabalho, sem tem o que comer", diz o padre.

Ele que acredita que muitos fiéis vão até a igreja para agradecer. "Tem muitas pessoas que virão também para demonstrar o agradecimento fruto de uma graça conquistada, como a cura da Covid-19, ou por ter conseguido passar por essa situação ileso, ou mesmo outras situações."

Programação da Festa de São Judas Tadeu

Missas:

  • 5h – Missa na igreja nova
  • 6h – Missa na igreja nova
  • 7h30 – Missa na igreja nova
  • 8h – Missa na quadra da obra social
  • 9h – Missa Solene na igreja nova (presidida pelo administrador paroquial do santuário, padre Daniel de Campos)
  • 10h30 – Missa na quadra da obra social
  • 12h – Missa solene na igreja nova (presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga)
  • 13h30– Missa na quadra da obra social
  • 15h – Missa na igreja nova
  • 16h – Missa na quadra da obra social
  • 17h – Missa solene na igreja nova (presidida pelo cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo)
  • 19h30 – Missa na igreja nova + live de apresentação musical com os seminaristas dehonianos

Transmissão pela internet

Atendimento:

  • Visitação à imagem de São Judas Tadeu: das 5h às 21h
  • Bênçãos: De meia em meia hora, das 5h30 às 21h, na Sala São Judas
  • Confissões: Das 5h às 20h, no salão Dehon

Fonte: Paróquia de São Judas Tadeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.