Falta material nas UBSs paulistanas para realizar exame de papanicolau
Em pelo menos dois postos de saúde faltam lâminas que são descartáveis
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Moradoras da zona oeste de São Paulo têm tido dificuldades para realizar o exame de papanicolau no serviço público. Em pelo menos duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da região (Jardim São Jorge e Vila Sônia) falta material para o exame.
Segundo uma funcionária da UBS Vila Sônia que preferiu não ser identificada, o que falta são lâminas descartáveis passadas no colo do útero. As unidades não souberam afirmar quando o material seria reposto na unidade.
A auxiliar administrativa Larissa Gomes Soares, 23 anos, conta que no dia 1º chegou às 5h na UBS Jardim São Jorge, para marcar o papanicolau. Na unidade, foi informada a respeito da falta de lâminas.
"As filas na UBS costumam ser gigantes, por isso a gente tem de chegar bem cedo, se não é impossível conseguir um horário", afirmou. "Desde o dia 1º de julho, o material para realizar o exame foi entregue algumas vezes na unidade, mas acabou no mesmo dia."
Larissa relata que, quando o material é entregue, as pessoas que estão esperando na fila são atendidas primeiro. Somente se sobrar é possível agendar uma data.
"Basicamente, para conseguir colher o papanicolau é preciso dar a sorte de já estar lá na unidade esperando. Eu acho um absurdo, tenho muitos casos de câncer de útero na família e não consigo fazer o teste mesmo com o encaminhamento da ginecologista", diz.
Há um mês, a autônoma Odete Firmino dos Santos, 61, havia marcado seu exame para o dia 3, às 13h. No dia agendado, pela manhã, recebeu uma ligação da UBS Jardim São Jorge, informando que devido a falta de material o papanicolau não poderia ser realizado.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), afirmou em nota que as unidades citadas na reportagem serão abastecidas com o material para realizar o exame papanicolau nesta semana. Questionada pela reportagem, a secretaria não explicou o motivo da falta das lâminas nos dois postos de saúde citados.