Buracos abertos por empresas serão fiscalizados com aplicativo em SP

Prefeitura lançou plataforma digital para checar as valas das concessionárias

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira (26) plataforma digital para fiscalizar as diversas obras subterrâneas executadas pelas concessionárias e empresas privadas nas vias públicas da capital.

Agora, valas e buracos abertos pelas empresas de água, energia elétrica, gás e telefonia nas calçadas, ruas e avenidas da cidade terão datas para iniciar e para terminar os serviços, caso não queiram prejuízo no bolso.

Obras de troca de ramais feitas pela Sabesp em rua da Mooca, na zona leste - Rivaldo Gomes/Folhapress

Dos cerca de 130 mil buracos abertos na capital por ano, ao menos 90% deles são originários das empresas terceirizadas, que, ao final, fazem serviço malfeito no pavimento, desde remendos a desníveis nas vias.

Com a publicação do edital nesta quarta-feira (27), as novas obras só serão autorizadas por meio do Geoinfra, sistema informatizado que tornará o processo mais ágil, sem papelada.

Segundo o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, o prazo para autorização das obras será reduzido de 180 dias para 20 dias. No sistema, as empresas terão de colocar todas as informações e os documentos referentes ao serviço.

Ao término, porém, produzirão relatório, com fotos, que mostre o serviço executado para avaliação da prefeitura. As empresas têm até 180 dias para apresentar o mapeamento do subsolo na cidade.

Notícias relacionadas