Prefeitura planeja instalar mais 270 radares nas ruas de São Paulo
Edital de licitação publicado nesta quinta prevê ampliação de 890 para 1.160 equipamentos
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
A Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), publicou nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial um edital de licitação para implementação de mais 270 radares fixos, que, somados aos 890 já existentes, totalizarão 1.160 equipamentos na cidade.
O edital ainda inclui no contrato a manutenção de todo parque de fiscalização eletrônica da cidade, inclusive a substituição, se necessária, dos radares já instalados.
Além de fiscalizar carros e caminhões nas vias públicas, a empresa que ganhar a licitação deverá disponibilizar radares com tecnologia capaz de multar com maior efetividade as infrações cometidas por motociclistas, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
Os prazos para implantação e mudanças não foram informados.
Em 2018 pela primeira vez, o número de mortes de motociclistas no trânsito ultrapassou o de pedestres: 366 conta 349 pessoas a pé.
Desde maio de 2017, a prefeitura deixou de utilizar radares estáticos instalados em caixas de metal, que dificultavam a identificação dos equipamentos por parte dos motoristas.
Os contratos serão divididos em cinco lotes, nas cinco regiões da cidade, e com validade de 60 meses. O custo estimado pela gestão Bruno Covas é de R$ 1,3 bilhão, mas cada lote será arrematado pela empresa que oferecer o menor preço.
A pasta não informou uma data prevista para a instalação dos novos equipamentos, a partir da finalização do processo licitatório.
Após sete meses, o número de multas de trânsito aplicadas na cidade de São Paulo voltou a crescer, em comparação com o ano passado. Em agosto de 2019, segundo dados divulgados pelo portal Mobilidade Segura da gestão Bruno Covas (PSDB) , foram 910.266 infrações autuadas. Em 2018 o número havia sido de 901.216 no mesmo mês, quase 10 mil a menos.
Desde segunda-feira entraram em operação novos radares em quatro túneis da capital paulista. Os equipamentos estão nos túneis Ayrton Senna 2 (sentido Ibirapuera), passagem Franklin Roosevelt (sentido Lapa), Max Feffer (sentido Centro), e Maria Maluf (ambos sentidos).