Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Defesa Civil paulista, ligada ao governo João Doria (PSDB), emitiu um alerta para para chuvas com forte intensidade, raios, rajadas de vento e quedas de granizo para esta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), em praticamente todo estado, inclusive para a Grande São Paulo.
Segundo a Defesa Civil, por conta deste cenário meteorológico, são elevados os riscos de deslizamentos de encostas, alagamentos, inundações e quedas de árvores e postes.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também alertou para "perigo potencial de tempestades" na Grande SP.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), afirma que a temperatura máxima para esta quinta pode alcançar os 31°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 35%.
"Entre o final da tarde e o decorrer da noite a propagação de uma área de baixa pressão causa aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas na capital paulista. Estas precipitações devem começar de forma isolada, porém, ganham força entre a noite e a próxima madrugada, com pontos de até forte intensidade, raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores", afirma o CGE.
A previsão é de queda na temperatura, segundo o órgão ligado à gestão Covas. A máxima não deve passar de 20ºC nesta sexta, início de feriado prolongado de Finados. O mesmo deve ser repetir no sábado (31).
Segundo o Inmet, há previsão de chuva para todos os dias do feriado na capital paulista. Na segunda, Dia de Finados, a temperatura não deve passar de 23ºC.
Na semana passada uma forte chuva provocou estragos na zona norte de São Paulo. Ao menos cinco carros arrastados pela enchente ficaram empilhados. Em setembro e no início deste mês houve recorde de calor na cidade.