Descrição de chapéu chuva clima

Chuva volta a provocar alagamentos na Grande São Paulo

Carros ficaram empilhados no Imirim, na zona norte da capital paulista; também houve queda de árvores e desabamentos

São Paulo

A chuva da tarde desta terça-feira (20) castigou a zona norte da capital paulista. A região sofreu com alagamentos, queda de árvores e prejuízos. Segundo o Corpo de Bombeiros, até às 19h havia 44 chamados para enchentes na cidade e em municípios da Grande SP, 44 quedas de árvores e 4 desabamentos.

Pelo menos cinco carros ficaram empilhados no Imirim, na zona norte, após serem arrastados pela água. Entre eles o de Josué Ferreira da Silva, 26, que estava na frente de sua casa, na rua Manoel de Oliveira.

“A minha esposa estava na garagem, gritou para eu tirar o carro, mas quando eu vi ele já estava boiando”, diz o bombeiro civil. Segundo ele, o Palio preto 2007 não tem seguro e ainda não foi totalmente pago.

Veículos ficaram submersos na avenida Engenheiro Caetano Álvares, também na região do Imirim.
Na Casa Verde, outro bairro da zona norte, o telhado de um prédio na rua Relíquia desabou. Ninguém se feriu, dizem os bombeiros.

Na Cachoeirinha, ocorreu a queda de uma árvore de grande porte na rua Aratangi. Uma pessoa se feriu e a via ficou interditada. Chegou a ser decretado estado de alerta na região, segundo CGE (Centro de Controle de Emergências), da gestão Bruno Covas (PSDB).

Parte de um muro do Hospital Municipal da Brasilândia caiu. Segundo a prefeitura, uma equipe da empresa responsável pela obra foi até lá. A gestão diz que a empresa começa a estudar a melhor forma de recuperar o local. “Os trabalhos não terão custos para o município”. A Secretaria Municipal de Saúde diz que o atendimento aos pacientes ocorre normalmente.

Os córregos Mandaqui, na rua Zilda, e Tremembé, na avenida Sezefredo Fagundes, transbordaram.
Conforme o CGE, foram ao menos 29 pontos intransitáveis na capital. Itaquaquecetuba (Grande SP) também teve enchentes, assim como Guarulhos, Arujá e Mairiporã.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, o vento chegou a 87 km/h. No Campo de Marte (zona norte) e em Congonhas (zona sul), as rajadas foram de 37 km/h e 60 km/h, respectivamente.

As chuvas se formaram devido ao calor e a entrada da brisa marítima, segundo o CGE. A tempestade atingiu com forte intensidade as zonas norte e oeste da capital paulista, com queda de granizo em alguns pontos.

"As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas de até forte intensidade com potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos", afirma o CGE.

​Quem utilizou o transporte nesta terça-feira (20) também enfrentou problema. Por volta das 13, uma forte descarga elétrica danificou a rede aérea da linha 11-Coral da CPTM entre as estações Tatuapé e Itaquera, o que fez a linha operar com velocidade reduzida entre Luz e Estudantes por toda a tarde e o início da noite.

A quarta-feira (21) começa com sol, variação de nuvens e temperatura em elevação, segundo o CGE. Há potencial para chuvas fracas e isoladas. A noite terá céu encoberto e chuviscos. Mínima de 18°C e máxima de 26°C.

Os ventos que sopram do mar facilitam a entrada de umidade e a formação de muitas nuvens em toda a faixa leste paulista. Na quinta-feira (22) haverá céu nublado, poucas aberturas de sol e garoa nos períodos da madrugada e noite. Os termômetros oscilam entre 17°C ao amanhecer e 25°C à tarde.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.