Descrição de chapéu Grande SP

Ex-secretário de Embu das Artes morre após suposta discussão com PMs

Denis Pinto Viana, que era candidato a vereador pelo PSC, teria atirado em policial antes de ser ferido

São Paulo

O ex-secretário de segurança de Embu da Artes (Grande São Paulo) Denis Pinto Viana, 39 anos, morreu após supostamente discutir com policiais militares e ser ferido a tiros, por volta das 3h30 deste domingo (11). Viana, que também é guarda-civil municipal e candidato a vereador pelo PSC, teria atirado na perna de um dos PMs antes de ser ferido, segundo a polícia. Um amigo do candidato também foi baleado. Seu estado de saúde não foi informado, assim como sua identidade.

Segundo a Polícia Civil, o ex-secretário teria discutido com ao menos dois policiais militares, em frente a um bar onde era realizado um evento, na região do bairro Jardim Flórida. Ainda segundo a polícia, durante o bate-boca, Viana teria atirado e ferido um cabo da PM, na perna direita. “Nestas circunstâncias [os dois PMs] revidaram imediatamente aos indivíduos [duas vítimas]”, diz trecho de boletim de ocorrência. Foram dados ao menos cinco tiros, de acordo com o documento policial.

O ex-secretário de segurança e o amigo foram levados ao pronto-socorro central, onde a morte de Viana foi confirmada. Não foi informado ainda se os dois PMs envolvidos na ocorrência estavam de folga ou em serviço.

O ex-secretário de segurança e candidato a vereador em Embu da Artes (Grande SP) Denis Pinto Viana, morreu após discutir com policiais militares e ser supostamente ferido a tiros por um deles, por volta das 3h30 deste domingo (11) - Reprodução/Redes Sociais

Prefeito

O prefeito de Embu das Artes Ney Santos (Republicanos) postou nas redes sociais uma nota de pesar sobre a morte do ex-secretário de segurança do município. “Nosso ex-secretário de segurança municipal foi vítima nessa madrugada de disparo de arma de fogo, em um bar na periferia”, diz trecho da postagem do político.

Santos ainda anunciou na rede social o cancelamento de todos os seus compromissos deste domingo “em razão do trágico falecimento do nosso amigo e servidor”. “O sempre secretário de segurança pública Denis foi brutalmente assassinado em uma situação que ainda não está explicada, a nossa Guarda Civil, em conjunto com a Polícia Civil do estado de São Paulo está em uma força tarefa para esclarecer o mais rápido possível o ocorrido”, afirmou o prefeito.

Viana foi secretário de Segurança de Embu das Artes desde os primeiros anos da atual gestão. Ele deixou o cargo em maio deste ano para iniciar sua pré-campanha a vereador, na coligação com o atual prefeito.

Resposta

A SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB), afirmou que as circunstâncias da morte do ex-secretário de segurança, "durante troca de tiros", são investigadas pela Polícia Civil de Embu das Artes. "Outras três pessoas também foram baleadas, entre elas, um policial militar. A Corregedoria da Polícia Militar acompanha o caso", diz trecho de nota.

A pasta não informou, no entanto, quais eventuais medidas foram e serão tomadas com os dois policiais militares envolvidos no caso.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.