Festa de São Judas terá menos gente e missas online nesta quarta (28)
Tradicional celebração na capital paulista será feita com 25% da capacidade da igreja
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A tradicional festa de São Judas Tadeu, realizada anualmente na zona sul da capital, terá mudanças na edição deste ano em razão da pandemia de Covid-19. Com menos fiéis na igreja por conta das regras de distanciamento social, seis das 11 missas celebradas ao longo do dia serão transmitidas pela internet.
Diferentemente dos anos anteriores, não haverá procissão e nem missas campais, que eram feitas do lado de fora da igreja. Por esse motivo, não haverá bloqueios no trânsito na avenida Jabaquara e nem na alameda dos Guaiós. Cada missa poderá ser acompanhada no local por somente 400 pessoas —um quarto da capacidade do santuário.
Vice-reitor da paróquia de São Judas Tadeu, o padre Daniel Aparecido de Campos afirma que, ao longo do dia, será liberado o acesso à igreja antiga para visitação à imagem do santo, que é o padroeiro das causas impossíveis. "A gente fez a marcação onde é a fila e vamos controlar o distanciamento", explica.
Todos os fiéis que decidirem ir ao santuário, seja para assistir a uma missa, para se benzer ou visitar a imagem de São Judas, terão de fazer um cadastro antecipado pela internet. "O ganho com esse preenchimento é que temos um relatório [dos visitantes]. Se acontece uma contaminação, conseguimos indicar para as autoridades as pessoas que passaram por aqui", acrescenta o padre.
Outra mudança na festa deste ano diz respeito ao tradicional bolo de São Judas, que, nos outros anos, era partido e servido no dia da festa. Desta vez, o doce está sendo vendido desde o último domingo (25) em embalagens descartáveis individuais, para diminuir o risco de contato.
Como será a festa
- Capacidade:
Reduzida de 800 para 200 pessoas por missa
- Missas campais:
Não serão realizadas
- Procissão:
Não haverá
- Locais das missas:
As celebrações serão realizadas na igreja nova (avenida Jabaquara) e na quadra da Obra Social da paróquia, na avenida Piassanguaba (a poucos metros do santuário)
- Transmissões pela internet:
Ao longo do dia, seis missas serão transmitidas pela internet (7h30, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h30
- Visitação à imagem de São Judas Tadeu:
O acesso será controlado e o horário será entre 5h e 21h
- Inscrições
Para participar presencialmente de qualquer atividade no santuário, é necessário ter feito inscrição pelo site da Paróquia