Descrição de chapéu Natal

Temporada de Natal começa na capital com movimento acelerado

Segundo lojistas, pessoas querem comemorar o fim de um ano difícil e se adiantam para evitar aglomerações

São Paulo

As cores do Natal começam a colorir a capital --pelo menos o comércio-- mesmo que ainda seja outubro. Infinitos modelos de presépios, papais noeis, árvores e renas já são vistos pela região da rua 25 de março, no centro, e em shoppings. E o paulistano tem aderido: segundo lojistas, o movimento tem crescido mais cedo que em outros anos.

"Quem pode, já está vindo comprar agora para evitar o tumulto do fim de ano", afirma Marly Campos, gerente de uma loja de decoração na rua 25 de março. Segundo ela, não há do que reclamar: o consumo tem sido alto, mesmo que no meio da pandemia, e a previsão é de que o movimento seja dentro do normal.

O auditor Thiago Oliveira, que todo ano decora a casa com os produtos da 25, foi um desses que preferiu se adiantar. "Eu quis evitar a muvuca, porque, no final do ano, vir aqui é impossível." Ainda assim, encontrou as ruas e lojas já cheias.

A aposta do vendedor Wesley Melo é de que as vendas em 2020 serão maiores exatamente pela quarentena. Isso porque, diz, mais pessoas terão que fazer a tradicional ceia em casa, sem a opção de ir a um restaurante ou viajar, e, por isso, a decoração deve ser caprichada. "Todo mundo vai querer comemorar o fim deste ano que está muito difícil."

Nos shoppings, a temática do natal já invade corredores para deixar os clientes no clima. Neste sábado (24), os shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, região leste, já inauguram a decoração de Natal, ação que, em outros anos, acontecia somente com a chegada de novembro.

"Com tudo o que aconteceu [devido ao coronavírus], aproveitamos a possibilidade de trazer notícias boas, um evento forte como o Natal com antecedência", afirma Danilo Senturelle, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.

Complexo de shoppings do Metrô Tatuapé inauguram decoração de Natal mais cedo para levar o clima de festa aos clientes - Rubens Cavallari/Folhapress

De acordo com Senturelle, ainda não é possível perceber se o crescimento do movimento se deve às compras antecipadas para o fim do ano ou à ampliação do horário de funcionamento do shopping, autorizada com a fase verde da quarentena. Mas a tendência, diz, é positiva.

"Excelente" é como Heliton de Oliveira, gerente de uma loja de decoração na rua Barão de Duprat, região central, descreve o movimento atual. Por lá, diz, o movimento também começou mais cedo. "Muita gente tem receio da 25, então querem antecipar as compras. Outras pessoas também ligam para perguntar como está a aglomeração porque querem vir logo." Na loja, ele diz, as vendas esse ano devem ser cerca de 35% maiores que em 2019.

Xadrez, Disney e luz de fada são as tendências do ano, dizem lojistas

No meio de várias pelúcias do Mickey, da Minnie e de bolas com orelhinhas, a personal trainer Tawane dos Santos não conseguia decidir qual levar para casa. Este ano, a decoração na casa dela vai ser temática da Disney.

"Todo ano faço uma decoração diferente, e esse ano escolhi essa." O maior problema, diz, são os preços, maiores que os de outras temáticas. "Tudo da Disney é caro." A solução foi dividir a compra em várias lojas, já que os personagens estão presentes em muitas, garimpando o que havia de mais barato em cada uma.

Heliton de Oliveira, gerente de uma loja de decoração na região da 25, diz que a principal tendência de Natal para 2020 é o xadrez. As bolas, laços, roupinhas das renas, embalagens de presentes e outros itens ostentam a padronagem em preto e vermelho. A aposta da loja, ele afirma, tem funcionado, porque os clientes têm levado bastante.

Entre as muitas luzes que colorem o Natal, uma tem ganhado destaque em muitas lojas: um cordão fininho, de metal, com luzes mais delicadas que as dos cordões tradicionais. São as chamadas "luzes de fada", e aparecem em diferentes metragens e versões, sejam soltas ou em garrafas estampadas com palavras de otimismo, como fé, saúde e coragem. Aparentemente, uma missão que as fadas terão para 2021.

Na região da 25 de março, vendas têm sido maiores que em outros anos; movimento se dá porque pessoas querem evitar mais aglomeração no fim do ano, dizem logistas - Rivaldo Gomes/Folhapress
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