Descrição de chapéu trânsito

São Paulo vai manter rodízio de veículos no fim do ano e em janeiro

Decisão da gestão Bruno Covas (PSDB) foi tomada por causa do aumento no número de casos do novo coronavírus no município

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo vai manter o rodízio de veículos na capital paulista no período de festas de fim de ano e também em janeiro, ao contrário de anos anteriores. Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), a decisão foi tomada por recomendação de autoridades de saúde. A cidade enfrenta aumento no número de casos do novo coronavírus.

A restrição é válida somente de segunda a sexta-feira, exceto feriados, como já acontece atualmente. Ou seja, os veículos estão liberados para circular por toda a cidade no dia de Natal e em 1º de janeiro, ambos às sextas-feiras, sem risco de multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista.

Transito na ligação leste-oeste sentido centro de São Paulo - Rivaldo Gomes - 3.dez.20/Folhapress

Durante o rodízio, veículos de acordo com as placas, ficam impedidos de circular em determinados dias da semana (veja tabela abaixo) das 7h às 10h e das 17h às 20h no centro expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado mini anel viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, complexo viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Essa não é a primeira vez que Covas altera as regras do rodízio, que chegou a ser suspenso no início da quarentena, buscando conter o avanço da pandemia. Em maio, a prefeitura implantou um megarrodízio para tentar aumentar a taxa de isolamento social. Na época, só poderiam rodar veículos com placas pares em dias pares e com ímpares, em dias ímpares. O horário foi ampliado para 24 horas e aos fins de semana. A medida, porém, não teve efeito e caiu dias depois.

A cidade voltou a registrar recentemente aumento na lentidão do trânsito e o isolamento social já é semelhante aos de antes da quarentena.

Segundo boletim divulgado na noite de quinta-feira (10), a cidade teve 443.695 casos confirmados e 14.857 mortes confirmadas pela doença desde o início da pandemia, em março. Ao todo, 1.032 pessoas estão internadas na rede municipal ou em leitos particulares contratados por causa da Covid-19, 575 em unidades de terapia intensiva. A taxa de ocupação de UTI é de 58%.

Rodízio

Ficam impedidos de circular das 7h às 10h e das 17h às 20h veículos com placas finais*:

Dias da semana Placas
Segunda-feira 1 e 2
Terça-feira 3 e 4
Quarta-feira 5 e 6
Quinta-feira 7 e 8
Sexta-feira 9 e 0
*exceto feriados

Notícias relacionadas