Descrição de chapéu Coronavírus Grande SP

Na Santa Casa de SP, 75% dos leitos de UTI para Covid estão ocupados

Hospital afirma que houve aumento no número de internações nas duas últimas semanas

São Paulo

Três em cada quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para pacientes com Covid-19 estão ocupados na Santa Casa de São Paulo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (10) pela assessoria de imprensa do hospital.

Direção da Santa Casa de São Paulo afirma que, se houver necessidade, pode aumentar o número de leitos destinados a pacientes com Covid-19 - Rivaldo Gomes - 11.abr.20/Folhapress

Em relação aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é ainda maior, chegando a 86% do total. O hospital reconhece que os números de atendimento de pessoas com sintomas respiratórios em pronto-socorro e internação estão aumentando, principalmente nas últimas duas semanas.

A Santa Casa informa que, em caso de necessidade, consegue ampliar a capacidade de internação da unidade "mediante remanejamento dos leitos utilizados atualmente para outras enfermidades".

Na rede estadual, a taxa de internação em UTI chegou a 64,3% na Grande São Paulo —o percentual mais elevado para a região metropolitana desde o dia 21 de julho. No estado, o índice atingiu 58% —o mais alto desde o dia 12 de agosto. A Secretaria da Saúde, gestão João Doria (PSDB), diz que 10.394 pacientes estão internados na rede, sendo 5.998 em enfermaria e 4.396 em UTI.

Na capital, a rede municipal tem 1.032 pessoas hospitalizadas por causa da Covid-19, sendo 919 nos hospitais da prefeitura, gestão Bruno Covas (PSDB), e 113 em unidades contratualizados. Na UTI, são 575 pacientes, ao todo. A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva é de 55% nos hospitais municipais e 85% nos privados que firmaram acordo com a administração municipal. O índice geral é de 58%.

Grande São Paulo

Em Guarulhos, a taxa de ocupação de UTI na quarta-feira (9) era de 80,9%. Em Santo André, o índice chegou a 52,45%, considerando hospitais públicos e privados. Em Osasco, o último boletim disponibilizado pela prefeitura é de segunda-feira (7), quando 65,6% das vagas de terapia intensiva estavam preenchidas.

Em Mogi das Cruzes, a situação é preocupante quando se leva em conta os leitos de enfermaria, cuja taxa de ocupação atingiu 91,3% nesta quinta-feira (10). Na UTI, o índice é de 64,7%. Em Diadema, 47% das vagas totais (somando enfermaria e terapia intensiva) estão ocupadas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.