Descrição de chapéu Centro

Espelhos d'água na praça da Sé têm sujeira, musgos e água verde

Responsável pela manutenção, Metrô diz que a próxima limpeza profunda será em 2021

São Paulo

Parte da arquitetura da praça da Sé, no centro de São Paulo, os espelhos d’água que ficam ao lado da catedral estão com água esverdeada, lixo e musgos, chamando a atenção de quem passa por ali, logo na saída da estação Sé do metrô. Apesar dessa situação, a previsão é que eles só sejam limpos em janeiro de 2021.

Parte das superfícies estão cobertas por plantas e a coloração da água está em tom verde. A reportagem também encontrou restos de tecido, embalagens plásticas e até uma escova de dente boiando no local.

Espelhos d'água da praça da Sé, no centro de São Paulo, com água esverdeada, lixo e musgo - Jardiel Carvalho/Folhapress

Em fevereiro deste ano o Vigilante Agora já havia apontado a sujeira espalhada pela praça da Sé, o marco zero de São Paulo. O espelho d’água também estava repleto de lixo e com a água suja.

Segundo o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo), gestão João Doria (PSDB), responsável pela conservação do espaço, “o espelho d’água da estação Sé sofre com o mau uso e o despejo irregular de lixo”. A empresa diz manter equipamentos que movimentam a água para evitar que a sujeira grude e que aplica produtos para descontaminar água e combater a proliferação do mosquito da dengue.

Questionado pela reportagem, o Metrô não respondeu quando foi a última manutenção dos espelhos d’água e nem a frequência precisa com que a ação acontece. A companhia disse que trabalha na conservação regularmente e que a “próxima limpeza profunda, que exige a retirada de toda a água, será feita em janeiro”.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.