São Paulo começa a vacinar idosos que moram em asilos

Antonio Pasinato, 77 anos, que mora em uma instituição de longa permanência de São Miguel Paulista, foi o primeiro vacinado no local contra a Covid-19

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Martha Alves
São Paulo

A cidade de São Paulo começou vacinar nesta quinta-feira (21) idosos que estão em instituições de longa permanência. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas, entre residentes com idade acima de 60 anos de asilos e funcionários desses locais, devem ser vacinados nesta primeira etapa de imunização contra o novo coronavírus, segundo a prefeitura, gestão Bruno Covas (PSDB).

Antonio Pasinato, 77, foi o primeiro vacinado em instituição de longa permanência pública em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Os asilos estão entre as prioridades deste início de vacinação no estado de São Paulo, além dos profissionais de saúde e indígenas.

Na capital paulista, uma equipe de enfermeiros e auxiliares da UBS (Unidade Básica de Saúde) Cidade Nova esteve na ILPI São Miguel, em São Miguel Paulista, na zona leste, para vacinar 27 idosos e 28 funcionários, na tarde desta quinta.

Durante a vacinação, funcionários da instituição batiam palmas animados a cada idoso que era imunizado.

O primeiro a receber a vacina foi Antonio Pasinato, 77 anos, que já teve Covid-19. Depois dele, foram imunizados Apparecida Cândida de Souza, 81, José Olímpio de Paula, 67, e José Nogueira, 84.

Na capital, são 14 asilos de administração municipal que fornecem 480 vagas para pessoas maiores de 60 anos. Atualmente, 447 estas vagas estão ocupadas, segundo dados da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A prefeitura de São Caetano do Sul (ABC), gestão do prefeito em exercício Tite Campanella (PSDB), também começou nesta quinta-feira a vacinação de idosos que moram em instituições de longa permanência. Segundo a prefeitura, serão imunizados 1.057 asilados e cuidadores das 18 instituições filantrópicas e privadas da cidade. A primeira entidade atendida é o Lar Nossa Senhora das Mercedes.

Segundo dados do Vacinômetro, ferramenta criada pelo governo João Doria (PSDB) para contabilizar a imunização, o estado de São Paulo, até às 16h desta quinta-feira (21), quase 50 mil pessoas já foram vacinadas no estado de São Paulo.

Notícias relacionadas